quarta-feira, 3 de junho de 2009

Gremistão que merece luto

Tive a oportunidade de conhecer o arquiteto Plínio Oliveira Almeida - o CARA que projetou o Olímpico e mais uma penca de obras em Porto Alegre.

Foi numa noite há uns 2/3 anos. Me impressionou a vitalidade dele, na época com uns 83 anos, conversando comigo sobre o Grêmio e contando histórias do clube do coração.

Foi na casa dele, era um jantar festivo. Lembro dele me arrastando prum escritório, longe de todos. Ele queria me mostrar a cara do NOVO OLÍMPICO: e os olhos dele brilhavam em meio àquelas folhas enormes de papel manteiga, com esboços detalhistas e bem desenhados.

Não lembro de falarem sobre a ARENA na época, mas lembro que sai muito impressionado com as idéias do "velho". Shoppings, estacionamentos, conveniências... tava tudo ali.

É interessante como uma paixão pode unir, nem que seja por apenas alguns minutos, duas pessoas de gerações tão diferentes.

E mais engraçado ainda é que, apesar do sobrenome Almeida, só agora me dei conta que passei a noite inteira chamando-o de "Seu Boni".

Ele não se importou. Preferiu continuar conversando sobre o Grêmio, o novo Olímpico e o time.

Aposto que, lá em cima, ele vai continuar cuidando com carinho do time do coração.

Um comentário:

Unknown disse...

Foi um grande gremista e um baita arquiteto. Todos os viadutos da cidade(menos o da Borges) são criações dele.

Luto por um grande gremista. Imortal como todos nós.

E... um pouco off: lá na Holanda, a Puma tentou empurrar as anteninhas pra camisa do Feyenoord. Assim como a nossa torcida, a deles protestou e surtiu efeito. Ontem divulgaram a camisa "final"

Primeiro modelo: http://tinyurl.com/q3zz38
Versão final: http://tinyurl.com/pdh3yh