terça-feira, 25 de setembro de 2007

Há 30 anos, acabou a palhaçada!



Grêmio 1 x 0 internacional

Gauchão 77 - Estádio Olímpico

Em 76, fui a um GREnal no Aterro que a gente perdeu de 2 x 0, choveu pra burro, faltou luz e a gente saiu com água na canela do Chiqueiro.

Não sei se era a final, mas a gente perdeu o campeonato naquele ano. E teve o Brasileirão que eles ganharam também - não sei se antes ou depois.

Daí, em 77, eu continuei meio voando sobre cameonato, pontos, octogonais, qadrangulares e coisa e tal (aliás, a complexidade daqueles Gauchões de antigamente continuam me intrigando até hoje!). Mas chegou um domingo em que o meu coroa me levou pro Olímpico.

Era um domingo de GREnal.

Eu nem lembro do caminho de ida para o Olímpico. O pai tinha duas cadeiras, era muito barbada. Não lembro de ter esperado muito, ou ficar olhando o estádio cheio não me deixou ver o tempo passar.

Eu só lembro de duas coisas.

A primeira, óbvio, é a cambalhota do André Catimba. O gol eu não vi direito porque o tio na minha frente levantou, mas a cambalhota eu vi direitinho. O barulho da torcida, a corrida e o pulo do André Catimba foram uma experiência muito louca. Talvez, a mais louca dos meus seis anos.

E a invasão do campo. Era muita gente. Muita gente mesmo. Eu fiquei olhando aquilo e queria ir pra lá. Mas o pai não achou boa idéia.

Naquele dia, há 30 anos, acabou a palhaçada dos vermelhos de uma vez por todas.

No dia eu não entendi direito.

Hoje eu tenho certeza.

Dá-lhe, Grêmio!

Tem bastante coisa sobre o jogo na ZH de hoje e no zerohora.com

GRÊMIO

Corbo, Eurico, Cassiá, Oberdan, Ladinho, Vitor Hugo, Tadeu, Iúra (Vilson), Tarciso, André (Alcindo) e Éder.

INTER

Benitez, Beretta (Jair), Gardel, Marinho, Vacaria, Caçapava, Batista, Escurinho, Valdomiro, Luisinho, Santos (Dario).

Arbitragem: Luis Torres, auxiliado por Adão Alipio Soares e Paulo Serafim. Local: Estádio Olímpico.

Renda: CR$ 1.642.960,00

Um comentário:

Renato disse...

Taí um negócio que eu me arrependo de não ter visto ao vivo. Culpa dos meus pais, que resolveram gerar meus irmãos antes de mim.