




Batalha de La Plata, talvez o jogo que seja a síntese de uma história vencedora. Claro, há outros também, como a final da LA de 1995 contra o Nacional de Medellín acompanhados de 50mil fanáticos no Anastasio Girardot. Mas foi nesse jogo que brotou, de uma vez por todas o jeito do Grêmio. Assim como Paixão Cortes, que trouxe de volta o estilo gaúcho, as tradições e costumes perdidos ao longo do tempo, fundando assim o primeiro CTG da História, o 35, o Grêmio encontrou definitivamente o seu jogo. Duro, encardido e com muita vontade.
19 comentários:
Impressionante como os colorados não conhecem a história. Sabia que o Caio tomou uma cadeirada antes de começar o hoje e nem conseguiu entrar no jogo? O capitão deles tomou cartão amarelo antes de começar o jogo? A torcida cuspia e atirava tudo o que podia no Mazaropi? Aquela altura,foi deixar empatar para sair vivo do estádio.
Era os tempos dos caldeirões, o inferno dos estádios. Era assim que os argentinos conquistavam as Libertadores. Talvez tenha sido por isso que em três vezes o Inter fracassou na conquista do título. Com Falcão, Figueroa e tudo mais.
A Libertadores de hoje é uma competição de apartamento perto daquela época. Não estou dizendo que o título vale menos. Mas era onde a garra valia mais. Muito mais.
Comentário colorado = comentário excluído
De onde tiraram essas reliquias? tem mais?
Fiz um blog sobre a libertadores de 83, tem alguma coisa sobre esse jogo épico lá:
http://libertadores1983.blogspot.com/2007/01/semifinais-estudiantes-3-x-3-gremio.html
Cara, por incrível que pareça, no site da Zero Hora... Mas tive que dar printscreen na tela pra pegar elas, tava naqueles slideshows, sabe?
Eu preciso aprender a fazer isso. As melhores fotos estão nos slides da ZH. Realmente, as imagens são sensacionais.
Pára de escrever bobagens, Luciano. Para começar, o Estudiante tem mais tradição do que o seu time em Libertadores, o que lhe faz perder qualquer autoridade de chamar esse time de mentiroso. E na Batalha de La Plata, o Grêmio venceria aquele jogo tranqüilamente, mas teve que ceder o resultado para que algo pior não ocorresse. Num estádio daqueles, meu caro, o seu time nem faria gol, se cagaria de medo, com todo respeito (aí lançariam o novo uniforme, com calções marrons). O Estudiantes usou a tática de intimidação, como fizera nas três conquistas da Libertadores, onde se falava que havia jogador com lâmina de gilete em campo para intimidar os adversários. Em 1968, na final do Mundial Interclubes, os jogadores do Milan foram espancados, sendo que um saiu do estádio inconsciente. No jogo diante do Grêmio, ocorreu exatamente o que o Eugênio disse. Tanto é que o Espinosa disse: “Era empatar ou morrer”. E mais, meu caro. Na Libertadores de 1983, além do Estudiante em La Plata, encaramos o Flamengo de Zico e Peñarol, justamente os dois últimos campeões do Mundial Interclubes. Qual equipe grande o seu time pegou na Libertadores, além do São Paulo? Bem... Para quem ganha no apito-amigo contra o Nacional e considera a LDU um grande adversário, acho melhor nem fazer mais comentários.
Hahahahahahahaha! Luciano, como você escreve tantas merdas, meu caro. Mas já que eu não sou uma pessoa de recusar um desafio, eu o aceito com todo prazer (mas já lhe aviso, sou teimoso).
1- “Ué, mas não é esse o jogo do greminho, ?? ganhar na porrada mesmo ???” – Um comentário burro, feito por uma pessoa que gosta de generalizar. O time do Felipão tinha a mesma fama. “Time que batia”, mas não deixou nenhum jogador rival contundido. O Grêmio é um time de raça, e não violência. Mas não espero que um colorado entenda isso.
2- “E essa historia de calção marrom foi eu que falei num post que apagaram ...” – Pois eu nem vi, aliás, não sou de fazer plágio.
3- “Não adianta meu velho ... quem gosta de inventar historinhas e fazer mentiras sobre grandes EPOPÉIAS ridiculas .. não é o colorado ...” – Diga-me, essa sua frase argumenta em quê? Se “Vossa Senhoria” acha que nossas histórias são ridículas, problema é seu. Assim como acho que fazer apagão no Brasileiro de 1999 é mais ridículo, atitude de time covarde e cagão. Tente argumentar mais, e ser menos emotivo.
4- “Como eu disse, ganhar do Hamburgo foi facil .. já .. ganhar do Novo Hamburgo foi dificil ....” – Não sei o que você quis dizer com essa pérola. E nem sei de onde tirou essa “brilhante” frase, portanto, gostaria que o senhor especificasse, para aí sim, eu poder argumentar (que aliás, está duro, pois o seu comentário até então é simplesmente ridículo).
5- “já o outro time do pé do cemiterio as maiores conquistas foram .. Hamburguer MacSheet e NAUTICOOOOOOO” – Aquele Hamburgo era Bicampeão Alemão e campeão europeu sobre a Juventus de Michel Platini. Então, não foi qualquer time. E aí o senhor mostra que é insipiente (com S mesmo, não confunda com C), uma vez que, trata aquele Hamburgo como se fosse o atual. Seria o mesmo de achar que o Inter de 2002 é igual ao Inter de Falcão. Já vi colorado dizer isso. Hahahahahahahahahaha! Mas me permita lhe dizer, que batemos Flamengo, Peñarol, Independiente (e não Pachuca), Corinthians em final de Copa do Brasil (no Morumbi), Flamengo idem (no Maracanã), Hamburgo (Bicampeão Alemão e campeão Europeu), São Paulo (no Morumbi em 1981) e etc. Se pensar mais (eu sei que miolo de colorado costuma ser limitado, mas faça um esforço), verá que a nossa história não se resume a esses dois times que você citou. E mais. Só para dar um parâmetro, temos mais títulos que vocês em geral, somos Campeões do Mundo, Bicampeões da América, Campeões da Recopa Sul-Americana, Bicampeões Brasileiro, Tetracampeões da Copa do Brasil, Campeões da Supercopa do Brasil, Bicampeões Sul-Brasileiro (Taça da Legalidade de 1962 e Copa Sul 1999), 35 vezes Campeão Gaúcho, 33 vezes Campeão de Porto Alegre. Temos mais títulos Internacionais e Nacionais. Portanto, dobre a sua língua.
6- “Quais foram os times que teu timeco pegou na primeira fase da libertadores ??” – Claro, eu lhe respondo. Bolívar, Blooming e Flamengo. Aí, já sabendo o que você vai dizer (já que é previsível), fará uma referência em relação aos dois times da Bolívia. Mas a questão nem é essa. A questão é que fomos no Maracanã, pegar da geração do Flamengo que fora campeã Brasileira daquele ano, e vencer por 3x1. Na segunda fase, pegamos o Estudiantes (time de tradição maior do que o seu timinho em Libertadores – por isso que eu acho hilário um colorado falar algo do time de La Plata e enfrentamos o Peñarol, que naquele momento, era campeão do mundo. E detalhe. Ganhamos uma Libertadores que era mais paulada, e não a atual, que é muito mais leve.
7- “Quantas partidas foram vencidas fora de casa ???” – Aí eu me pergunto. Você está falando da Libertadores de 1983 ou 2007. Se for 2007, falha de interpretação de texto (volta para primeira série), pois eu nem a citei aqui (embora, seja algo de muito orgulho para mim, pois fizemos uma boa campanha, dentro das circunstâncias).
8- “Qual clube chegou numa final com a PIOR CAMPANHA ?????” – Aí eu confirmei que você falou da Libertadores de 2007. Quanta burrice...
9- “QUAL O CLUBE QUE ATÉ HOJE FEZ MAIS FIASCO NUMA FINAL ?????” – Hahahahahahahahaha! Depende. Eu acho que foi o Internacional. Porque perder de 3x0 e 2x0 (mesmo Larrionda dar uma mãozinha, mas deixa pra lá, não vou chorar por isso), acho que apesar de ser campeão, o seu timeco foi vergonhoso, ao fazer acordo com Real Bétis para melar a estadia de Ricardo Oliveira para a final do Beira-Rio e depois mandar Jorge Vagner e Sóbis para o clube espanhol. Prefiro perder de 5x0, do que ganhar roubando, como ganharam do Nacional, que merecia a classificação. Portanto, mais uma vez, dobre a sua língua, até mesmo, quando falar da Libertadores 2007.
10- “Time Copero .. a maior na minha concepção ...pois ..” – Hahahahahahahahahahahaha! Calma aí, meu caro, se for só pegar as derrotas, não há time copeiro no mundo. Mas a verdade é que somos, e temos mais Copas do que o seu timeco. Ou quer comparar? Se quiser, eu topo o desafio na hora.
Cara. Na boa, eu gosto de desafios, gosto muito de debater. Já fiz debates excelentes com vários colorados. Mas você é uma decepção. Aguardo a sua resposta, assim como aguardo algo mais sagaz de sua parte. Saudações.
Cláudio, já debatemos sobre isso. Mas como eu sei que você é brincalhão mesmo, nem levarei à sério. Até mais, pois preciso me mandar para aula. Fui!
Grande Bruno , mas me explica onde estava o copero y pelejador dos pampas no brasileirão de 2004 ??????? E em 1991 com Rafael Bandeira dos Santos ? ?????????
Raça de vez em quando até o Íbis de pernambuco tem também Bruno rsrsrs ;-)
Fala irmão colorado, tudo bem aí? Cláudio, eu não me envergonho do Grêmio ter caído. Na boa. O Grêmio é uma instituição comandada por humanos, e todos nós sabemos que humanos erram. Amém. E isso não pode apagar as nossas glórias, em hipótese nenhuma. Somos o maior time do Rio Grande, com mais títulos e maior torcida. E o problema não é cair, todo time cai, até aqueles que pensaram que jamais caíram, caíram (Corinthians, por exemplo). Mas nem por isso, deixam de ser grandes. Porque se deixassem, Liverpool, Manchester, Arsenal, Milan, Juventus, Bayern Munich e mais outros, não seriam grandes em seus países, já que atuaram na segunda divisão em suas respectivas ligas. O real problema é fazer esquemas para não cair, e não ter peito de admitir as suas falhas. E nem preciso completar isso, pois você já sabe aonde eu quero chegar. E meus pêsames pela derrota de 3x0 contra o Juventude, mas acho que vocês já se acostumaram. Enquanto estou aqui, ouvindo parte do jogo, e ainda está 0x0. Vamos ver no que dá. Saudações irmão.
CAmarada Bruno, não existe como discutir com gremista: pois são alienados ...
Não tem como discutir com quem acha que ganhar de um NAUTICO da vida, é muito mais bravo, muito mais heroico, do que ganhar de um Barcelona com TODOS jogadores de seleção.
Não tem como discutir com alguém que já caiu duas vezes pra uma segunda divisão e achar que é IMORTAL,
Não tem como discutir com alguém que fica dizendo que levamos 97 anos pra conquistar algo, sendo que levaram 82 anos pra conquistar um titulo fora do mampituba e o Inter já levantava o terceiro caneco ...
Não tem como discutir com alguém que torce pra um time que vive se julgando "pai" do INTER, mas ta levando 19 derrotas nesses confrontos (isso que diminuiu um monte, pois já chegaram a 32 derrotas de diferença).
Com certeza tu já deve ter debatido "nhões" de vezes, e com certeza tu te saiu campeão em todas .. com certeza ...
Vamos por etapas. Primeiro, eu também quero pegar o Inter na final. Apenas torço para que antes disso, vocês não encontrem o Juventude, pois aí, já sabe o final... Hahahahahahahahahaha! Segundo. Não sou alienado. Alienado seria se eu estivesse convicto de uma coisa, sem mostrar argumentos para isso. Não é o meu caso, eu mostro o que penso, e ainda escancaro o porquê. Tanto é, que irei argumentar a cada tópico que você levantou em seu comentário, como no anterior.
1- “Não tem como discutir com quem acha que ganhar de um NAUTICO da vida, é muito mais bravo, muito mais heroico, do que ganhar de um Barcelona com TODOS jogadores de seleção.” – Em nenhum momento, nós gremistas fizemos uma comparação dessas. Ainda mais porque, não há como comparar mesmo, Barcelona é muito mais time do que o Náutico, isso é óbvio, assim como aquele time do Hamburgo. Então quem está sendo alienado nesse caso, é você. Você insisti, sem apresentar uma argumentação razoável, que a nossa grande história se resume ao Náutico. Se liga, meu irmão.
2- “Não tem como discutir com alguém que já caiu duas vezes pra uma segunda divisão e achar que é IMORTAL,” – E morremos? Não. Estamos aqui, vivos. Agora, time cagão, que faz apagão, e ainda sofre a suspeita de dar mala preta, não pode ser chamado de Imortal, uma vez que tem medo de morrer. Medo só não, é cagão mesmo. IMORTAL é aquele que prova que é IMORTAL, quando passa pelas mais diversas dificuldades e no final ainda fica de pé. Isso o Grêmio provou, o que não se pode dizer o mesmo do Inter.
3- “Não tem como discutir com alguém que fica dizendo que levamos 97 anos pra conquistar algo, sendo que levaram 82 anos pra conquistar um titulo fora do mampituba e o Inter já levantava o terceiro caneco ...!” – Mais uma vez está generalizando, meu caro. Eu fico grato pelo Inter ter ganho os Brasileiros. Pois na dupla Grenal, o feito de um inspira o outro a fazer os mesmos feitos. Vocês nos motivaram a ganhar o Brasileiro, assim como nós os motivamos a ganharem a Libertadores e o Mundial. Eu não sigo esse pensamento, portanto, não me julgue precipitadamente, pois isso é, além de burrice, um ato estúpido.
4- “Não tem como discutir com alguém que torce pra um time que vive se julgando "pai" do INTER, mas ta levando 19 derrotas nesses confrontos (isso que diminuiu um monte, pois já chegaram a 32 derrotas de diferença).” – Não tenho problemas em admitir que em Grenais vocês levam vantagem, mas o mais importante é ter mais títulos e maior torcida, e nesse quesito, nós estamos na frente. Mais uma vez, generalizou.
5- “Com certeza tu já deve ter debatido "nhões" de vezes, e com certeza tu te saiu campeão em todas .. com certeza ...” – Na maioria sim, modéstia parte, porque muitos colorados não tiveram argumentos. Não sou arrogante, se alguém apresentar um argumento melhor do que o meu, admito o meu erro. Não tenho nenhum problema nisso.
Concluindo. Acho que o alienado aqui é você. Pois fez um comentário sensacionalista e que tentou definir o meu perfil de pessoa, sem sequer me conhecer direito. Mais cuidado, é o conselho que lhe dou. Saudações.
Plaft, mais um sonoro tapa na cara do vermículo!
Bruno, mandou bem meu velho.
Postar um comentário