Fiquei muito preocupado com os valores recebidos pelo Grêmio de patrocinadores e do fornecedor de material esportivo se comparados com outros clubes da Série A. Principalmente se levarmos em conta o tamanho da torcida de cada clube, que obviamente é o público-alvo das empresas que fecham contratos com os clubes.
Mas antes de entrar mesmo no assunto, é importante ter em mente uma recente pesquisa sobre o tamanho das torcidas no Brasil. Prestem atenção principalmente nos que estão próximos e abaixo do Grêmio.
17% Flamengo
12% Corinthians
8% São Paulo
6% Palmeiras
5% Vasco
4% Grêmio
3% Cruzeiro e Internacional
2% Santos, Atlético/MG, Botafogo e Seleção Brasileira
1% Fluminense, Bahia, Vitória e Sport
Fonte: Datafolha de nov/07
Ao comparar essa tabela com os valores que outros clubes recebem dos seus patrocinadores fiquei ainda mais preocupado.
Segundo a Placar, o Grêmio recebe por ano (em milhões):
- R$2,1 da Puma (material esportivo)
- R$4,2 do Banrisul (camisa)
- R$1 da Tramontina (mangas e abaixo do número nas costas) e
- R$1 milhão da Unimed (calção/em forma de permuta).
Até parece bom, né? Mas não é. Olha só porque.
No domingo o Flamengo anunciou que está trocando a Nike, que pagava "só" R$9 milhões/ano, pela Olympikus, que vai pagar a bagatela de R$21 milhões/ano, além dos royalties relativos a 10 lojas a serem abertas pelo país. A projeção é faturar em cinco anos algo próximo de R$ 170 milhões através desse acordo. Isso sem falar dos R$16 milhões que a Petrobras deposita todo ano na conta deles.
Ah, o Flamengo é a maior torcida do País, por isso esses valores? Não adianta nem comparar, né?
Então vejamos outros números divulgados pelos clubes do Brasileirão (valores anuais):
Atlético Mineiro
- R$ 4 milhões da Lotto (material esportivo)
- R$ 8 milhões da Fiat (camisa)
- R$ 2 milhões da FPT (mangas)
Botafogo
- R$ 7,2 milhões da Kappa (material esportivo)
Cruzeiro
- R$ 4,5 milhões da Puma (material esportivo)
Fluminense
- R$ 3,5 milhões da Adidas (material esportivo)
- R$14,4 milhões da Unimed (camisa/parceria)
Coloridos
- R$ 2,8 milhões da Reebok (material esportivo)
- Demais contratos (Banrisul, Tramontina e Unimed) com valores iguais ao do Grêmio
Palmeiras
- R$ 2,4 milhões da Adidas (material esportivo)
- R$ 8,5 milhões da Fiat (camisa)
- R$ 3,6 milhões da Suvinil (mangas)
Santos
- Não divulga quanto recebe da Umbro
- R$ 8,5 milhões da Semp Toshiba (camisa)
- R$ 1,8 milhões da Universo Tintas (mangas)
São Paulo
- R$15 milhões da Reebok (material esportivo)
- R$15 milhões da LG (camisa)
- R$ 2 milhões do Habib's (mangas)
Vasco
- Não diz quanto recebe da Reebok
- R$12 milhões da MRV (camisa)
- R$ 3,6milhões do Habib's (manga)
Listando item por item, ficamos sempre na rabeira:
Material esportivo (em milhões/ano)
- R$21 Flamengo - Olympikus
- R$15 São Paulo - Reebok
- R$7,2 Botafogo - Kappa
- R$4,5 Cruzeiro - Puma
- R$4,0 Atlético - Lotto
- R$3,5 Fluminense - Adidas
- R$2,8 Coloridos - Reebok
- R$2,4 Palmeiras - Adidas
- R$2,1 Grêmio - Puma
Patrocínio camisa:
- R$16 Flamengo - Petrobras
- R$15 São Paulo - LG
- R$14,4 Fluminense - Unimed
- R$12 Vasco - MRV
- R$8,5 Palmeiras - Fiat e Santos - Semp Toshiba
- R$8 Atlético/MG - Fiat
- R$4,2 Grêmio e Coloridos - Banrisul
Patrocínio manga:
- R$3,6 Palmeiras - Suvinil e Vasco - Habib's
- R$2 Atlético/MG - FPT e São Paulo - Habib's
- R$1,8 Santos - Universo Tintas
- R$1 Grêmio e Coloridos - Banrisul
E se compararmos, veremos que o Grêmio:
- tem o 2x mais torcida que o Atlético/MG mas recebe quase metade do que os mineiros ganham.
- tem o 2x mais torcida que o Botafogo, mas recebe da Puma menos de um terço do que a Kappa paga pro time do Bebeto de Freitas.
- tem mais torcida que o Cruzeiro, mas recebe metade do valor pago pelo mesmo fornecedor de material esportivo.
- tem 4x mais torcida que o Fluminense, mas recebe dois terços do fornecedor de material esportivo, isso sem falar do patrocinador
- é maior que os coloridos (isso não é novidade), mas a Reebok paga mais pros atoladinhos do aterro
- tem o 2x mais torcida que o Santos, mas recebe metade do valor pago pelos patrocinadores
- tem metade da torcida do São Paulo, mas recebe 7x menos do fornecedor de material esportivo
- tem menos torcida que o Vasco, mas recebe 3x menos dos patrocinadores.
Se analisarmos a divisão das cotas da TV dá pra ficar ainda mais perplexo porque é um contrato só, da Globo com a CBF:
- Grupo I - R$21 milhões - Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco
- Grupo II - R$18 milhões - Santos
- Grupo III - R$15 milhões - Atlético/MG, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio e Coloridos
- Grupo IV - R$11 milhões - Atlético/PR, Coritiba, Goiás, Portuguesa, Sport e Vitória.
Quero dizer que:
- Recebemos menos que o Santos mesmo tendo 2x mais torcedores!
- A TV paga a mesma quantia que recebemos pro Atlético/MG e pro Botafogo, mesmo eles tendo metade do tamanho da nossa torcida
Depois de ficar tonto com tantos números, pensei em algumas explicações pra esses valores ridículos que o Grêmio recebe:
- os contratos são velhos e por isso estão muito defasados;
- muita incompetência da diretoria na hora de negociar esses contratos;
- tem (ou teve) alguém ganhando algum por fora;
- a diretoria tá escondendo o jogo pros credores não cairem em cima.
Ah, como quero acreditar que seja a 1ª opção...
11 comentários:
O contrato com a Puma é de 2005, ano bem ruinzinho para nós. O do Banrisul é mais velho.
Revoltante.
Uma pergunta: será que os contratos com times como o Fluminense, Cruzeiro e o Santos não foram feitos depois da classificação pra libertadores?
É... Acho que não se deve falar de time bom ou time ruim. Esse fator influencia, mas não muito. Time bom pra se ganhar dinheiro é time que tem torcida. Quanto mais torcedor, mais audiência em dia de jogo. Mais camisetas vendidas gerando mais visibilidade pras Marcas.
Fiquei espantado com o Cruzeiro ganhar mais que nós da Puma. Nem que o Cruzeiro já fosse campeão antecipado do brasileiro merecia mais que nós.
ALGUÉM SABE QUANDO TERMINA O CONTRATO DO GRÊMIO COM A PUMA?
Não basta fazer a camiseta com tecido de roupa de mendigo e aquela barra azul sem noção atrás e ainda paga pouco? VAZA DAQUI!!!!
Tem que mandar esse resumão para o ministério público da união.
Mas isso é o q eu venho falando há anos. Sobra mobilização pra botar bobinas, papel picado, sinalizadores e bandeiras pra dentro do estádio (não que isso seja ruim, mto pelo contrário!), e falta mobilização para protestar contra essas coisas. A Puma paga uma miséria, nos ridiculariza destruindo nossas tradições e alguém falou coisa?
Manda pra todos os e-mails do gremio.net. E depois cola a resposta deles!!
O problema maior é o de poder de barganha. Nós, rebaixados e falidos, tínhamos que aceitar a primeira oferta que surgisse. Com o clube em melhor situação, poderemos negociar os contratos com calma.
Caras, to preocupado. Muito preocupado.
Do jeito que a coisa ta, com falta de títulos e dinheiro cada vez menor, daqui a dez anos vamos ser igual a Portuguesa. Até o Fluminense ta ganhando Libertadores.
acho que os contratos foram feitos em uma epoca ruim.
o santos o cruziro e inter tavam em momentos bem melhores
agora ganhar menos que botafogo e atletico não dá.
o inter mesmo depois de tudo nao ganha muito, so um pouco mais que a gente, acho que o melhor era os dois clubes se unirem por um patrocinio decente.
sobre as cotas de tv sao injustas mas bem menos que os patrocinios, prevelece os times do rio sao paulo.acho que o melhor era dividir as cotas de tv 4X
1x proporcionals a torcida
2x proporcional a medias de pagante
1x proporcional aos pay per views vendidos
seria bem mais justo e ajudaria a aumentar o publico, mas so agora os clubes tao pensando nisso, tem que se juntar e negociar direto dnada de clube dos 13.
ah acho que puma e banrisul terminan ano que vem.
Recebi por email o comentário do Sandro Scotta porque ele não conseguiu postar no blog. Segue abaixo:
"na minha opinião, a coisa toda se resume ao espaço que o time ocupa na mídia. Quantos jogos são televisionados em TV aberta para o Brasil todo. Que espaço o clube tem em coberturas esportivas. Seja na TV, seja em jornais e revistas.
Existem empresas especializadas em medir quantos cms uma marca aparece em coberturas esportivas. Tipo, eles olham todos os jornais do país e medem em cms o tamanho e a quantidade de vezes que os logotipos de patrocinadores apareceu."
Só errou em falar que o Grêmio tem 2x mais torcida que o Atlético - MG
Postar um comentário