quarta-feira, 2 de julho de 2008

3-5-2 ou 4-4-2?

Apesar de gostar do 3-5-2, no GREnada do domingo, o Grêmio melhorou quando passou para o 4-4-2, como bem disse o Tiago no post logo abaixo.

Para o sistema de 3 zagueiros e 5 no meio funcionar bem, quando se joga com dois volantes (o ideal seria um volante e dois articuladores), os laterais precisam jogar muito. E os nossos, por mais esforçados que sejam, nem sempre gastam a gorducha.

Vai daí que eu andava pensando que, com a venda do Léo, o Imortal poderia passar tranqüilamente para o 4-4-2, com Tcheco jogando como meia. Imaginava que poderíamos ter um 11 assim: Victor, Paulo Sérgio, Pereira, Réver e Helder; Rafael Carioca, Wiliam Magrão, Tcheco e Roger; Perea e mais um dos que temos, ou alguém que pode vir.

Agora, com a possível vinda do Souza, acho que o Grêmio parece interessado em aperfeiçoar o 3-5-2, com o cara na ala direita, que é onde ele mais rendeu no São Paulo.

Essa alternativa não me desgosta, mas eu daria um jeito de encaixar o Tcheco como articulador e tirar o segundo volante. Se mantivermos o esquema e o Souza vier mesmo, acho que dava pra jogar com Victor, Jean, Pereira e Réver; Souza, Rafael Carioca, Tcheco, Roger e Helder, Perea e Marcel (ou Reinaldo, ou Soares, ou Rodrigo Mendes, ou um cara melhor, que não me deixaria triste).

Mas isso é só uma especulação por causa dessa merda de campeonato com jogos a cada seis ou sete dias. Na falta de assunto, resta pensar no futuro.

Um futuro onde, por mais que a gente enfrente dificuldades, dá pra sonhar com uma vaguinha na Libertadores 2009.

Dá-lhe, Grêmio.

4 comentários:

Blog Teste disse...

A minha meia-cancha: Tcheco, Rafael, William, Roger e Hélder.

Marlon Abrahão disse...

O 3-5-2 com Souza, Rafael Carioca e Tcheco seria um ouro. Mas beeeeem capaz que o Rotho abdicaria de ter um volante de contenção (leia-se cabeça- de-bagre).
O homi se regozija com o futebol do Nunes.

Torcedor gremista disse...

Se o Souza não vier eu acho que o 4-4-2 proposto fica muito bom, mas com o Felipe no lugar do Paulo Sérgio. Com a vinda do Souza eu acredito que o Roth abra mão de um volante e coloque o Tcheco, que o próprio Roth falou que pode ser volante, o Roger e o Souza encaixados de alguma forma no time.

Minwer disse...

Acho que o Hot não deveria abrir mão do 3-5-2 agora. O que ele tem que fazer é treinar o 4-4-2 e deixá-lo na manga pra fazer a variação durante os jogos que tiver necessidade, assim como no GREnada.
Acho que o Souza cairia como uma luva na ala direita e acho bem improvável o Sey Hot escalar um meio-campo com W.Magrão (ou R.Carioca), Tcheco e Roger, além dos alas.
Mas ia ficar um cano...