quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Briga de torcidas vem de longa data

Falei com alguns amigos que estão desde o começo na Geral e são influentes lá. O caso é tão cabeludo que me pediram pra mantê-los no anonimato. Segundo eles, essa rixa vem de longa data. ANTES do surgimento da Geral. Mas vamos por partes.

Aqueles que frenquentam o Olímpico a mais tempo lembram que tínhamos diversas torcidas organizadas que eram afilhadas das diretorias do Grêmio: Torcida Jovem, Super Raça Gremista, Garra, Máfia, Máquina Tricolor, e por aí vai. Naquele tempo eu já sabia que a Máfia era boca-braba pra caraio e que só tinha integrantes expulsos das outras torcidas. Tanto que eles eram só uns 40, mas nenhuma outra organizada se metia com eles.

No final dos 90 e início dessa década, as duas que ainda tinham um bom número de associados eram a Jovem e a Super Raça e elas adoravam brigar entre si. Tanto que tinham músicas que provocavam a outra e invariavelmente quebravam o pau.

Nessa época, a Jovem tinha acordos de parceria com torcidas de outros times e uma delas é a IMPÉRIO, do Coritiba, que estava presente no último domingo.

Incomodados com as constantes brigas, forma profissional de administração da Jovem, e porque queriam somente torcer pelo Grêmio, alguns membros saíram e criaram a Geral, no início chamada de Alma Castelhana.

A Geral cresceu e ganhou força enquanto as organizadas perderam integrantes e até os subsídios das diretorias. As torcidas organizadas ficaram tão isoladas que foram se extinguindo, só que as rixas continuaram.

Não lembro quando a SRG deixou de funcionar, mas em 2006 a Torcida Jovem fechou. E os integrantes remanescentes da TJ entraram na Geral de olho no dinheiro que poderiam ganhar com os ingressos e ônibus disponibilizados pela diretoria Tricolor. Afinal, era isso que os mantinha na Jovem. Como a Geral tem uma hierarquia informal e não é uma organizada, foi fácil se infiltrar na "diretoria" e começar a dar pitaco nas decisões.

Lembram quando o Roger comemorava gols com os punhos cruzados e os dedos médios estendidos? Influência dos ex-TJ, porque - repito - a Geral surgiu querendo torcer única e exclusivamente pro Grêmio, sem qualquer tipo de característica de uma organizada, principalmente no que se refere a fazer parcerias com torcidas de outros times.

E não pensem que o tão citado "presidente" da Geral, o Alemão, tem algo a ver com isso. É que, devido ao tamanho e a falta de organização (vejam a ironia), a coisa saiu do controle. Tanto que teve o episódio da Geral tomar partido na eleição e essa história de "torcedores profissionais", contratados para estar 24h por dia à disposição da torcida.

Foi tudo isso que incomodou alguns geraldinos, que resolveram criar a Geral Independente, tentando recuperar o espírito inicial da Alma Castelhana. Mas esses poucos foram logo se juntar com o pessoal da Máfia! E, não sei se vocês repararam, mas já faz alguns jogos que a TJ voltou a ocupar um espaço das arquibancadas e isso deve ter incomodado os ex-SRG.

No domingo alguns torcedores da Império vieram de avião, chegando antes dos ônibus que tinham saído de Curitiba e se encontraram com integrantes da Geral (ex-TJ), na sala que eles mantém no Olímpico. Tudo na paz. Esses coxa-brancas e alguns torcedores da Geral (ex-TJ) foram receber os ônibus dos visitantes e aí começou o problema do dia.

A Máfia, junto com alguns dissidentes da Geral e outros ex-Super Raça nunca se deram com o pessoal da Império e partiu pra briga com os geraldinos (ex-TJ) e pessoal da Império. A briga terminou assim que a Brigada deu um jeito nos ânimos.

Durante o jogo, esses elementos truculentos ficaram convocando todos da Geral para depois do jogo acertar as contas com o pessoal da Máfia. E foi o que fizeram, mesmo sem o consentimento dos fundadores e antigos líderes.

O resto eles não souberam me contar porque foram embora ao final do jogo. Mas me garantiram que a Polícia sabe quem está envolvido e não faz nada porque não pode ou não quer (o que é pior ainda).

É uma pena que uma das melhores coisas que surgiram no cenário nacional do futebol possa estar com os dias contados por culpa de um bando de imbecis.

10 comentários:

@tiagorussell disse...

Perfeito, bate direitinho com o que o meu amigo me contou. E acho que esse é mais um motivo pra mostrar pra estes merdas que a torcida é MUITO maior que eles se manifestando (e de preferência, comemorando junto o título).


PS: Por favor, nunca mais economiza palavras Minwer.

Kadu disse...

Já passou minha época de frequentar a Geral... já o fiz muito, mas agora fico pela social mesmo, junto com os véios corneteiros. Mas o caso é que neste jogo, fiquei sentado bem ao lado da Máfia, ali naquelas "cadeirinhas" azuis, do lado oposto à Geral, e durante todo o jogo ouvi o pessoal da Máfia dizendo que ia matar não sei quem, que tinha chamado não sei quem pra bater em não sei quem.
Na hora de sair do estádio, como o portão da social estava atrolhado, resolvi sair pelo portão 16, o que fica entre a Máfia e a Jovem... foi aí que fudeu tudo.
Quando botei o pé pra fora, começou a correria... pancadaria, confusão... a brigada tentando apartar (só tentando, pois tinha uns 10 só), enfim, o inferno.
Cruzei pela rua do Preliminar, e quando tava passando pela frente do Pórtico do Olímpico, ouvi o barulho de tiros vindo da José de Alencar... pensei que pudesse ser de borracha, mas quando cheguei no carro, liguei o rádio, vi que fudeu mesmo.
Mas sabe que o mesmo que tá acontecendo aqui já aconteceu na Argentina... e ainda acontece. E a tendência é piorar.

Agora sim fudeu.

InvestidorFarrapo disse...

Minwer, obrigado por nos expôr essas informações... isso é coisa que a imprensa não publica e é o que interessa a mim (torcedor comum e nao por dentro das entranhas de torcidas e etc). Vou no estádio apoiar meu time e não me interessa muito essas politicagens... por isso quando estoura essas coisas precisamos de pessoas como vocês que elucidam o torcedor comum! :D

Acho eu que o único jeito é o corte dos privilégios da Geral, até que a situação esteja 100% resolvida... vai ser uma grande perda... mas eu acho que a VIDA ainda é uma perda maior...

Acredito que isso separaria o Joio do Trigo pois sem privilégios não existem aproveitadores...

Mesmo com medo ainda estou de presença garantida para a festa do TRI contra o Galo!

VAMO GREMIO!

Unknown disse...

AQUI NÃO MAFIAZINHA...
A CENA É OUTRA!

IMPÉRIO ALVIVERDE DESDE 1977!

André Kruse disse...

Correto o teu relato. Só não entendo qual o problema da geral tomar partido na eleição.

Minwer disse...

Esse apoio declarado a um candidato reflete só a opinião de meia dúzia. Quem garante que esses auto-entitulados diretores têm o poder de dizer que todos que frequentam a Geral devem votar nesse ou naquele candidato?
Se dissessem que "os líderes da Geral apoiam tal candidato", não me incomodaria nem um pouco.

André Kruse disse...

O nucleo das mulheres gremistas também não representa todas as mulheres torcedoras/sócias do Grêmio e se posiciona.

Minwer disse...

Tu tá certo, André.

Antes de mais nada, eu não tenho problemas com a Geral ter tomado partido na eleição.

As líderes do Núcleo representam e falam por um grupo que as elegeu (creio). Até onde sei, o Núcleo decidiu em reunião tomar uma posição e não tem um espaço próprio no estádio.

Posso estar errado, mas Núcleo das Mulheres Gremistas é muito mais um grupo no estilo do Grêmio Novo, do Grêmio Acima de Tudo e outros.

Por isso não acredito que dê pra comparar um grupo ORGANIZADO com uma torcida que nasceu pra não ter essa característica.

@tiagorussell disse...

concordo.

André Kruse disse...

Só citei o exemplo das mulheres gremista para mostrar outro caso de pessoas que representam setores da torcida gremista sem que tenham uma "autorização" para tanto.

Mas fico tranquilo em saber que tu nao vê problemas no fato da geral ter tomado partido na eleição. Assim sendo concordo integralmente com o teu texto