Evolução: no time, defesa, meio e ataque mais compactos. Um pouco de melhora, mesmo com pouco tempo de treinamento. Aos poucos o esquema 352, uma invenção italiana, vai perdendo seu espaço para a entrada triunfante do 442. Aos poucos, mas eis que vem surgindo.
Involução: a torcida do grêmio já me aparentava estar na descendente, e agora me foi notado isso em toda a sua plenitude. A torcida que cantava o tempo inteiro, hoje só agita bandeiras. A torcida que cantava o tempo inteiro, hoje se resume a escanteios. O que está acontecendo? De um lado um pessoal entusiasmado que canta La Celê nos intervalos, mas mesmo assim muito pouca gente pra fazer a massa acordar. Do outro lado, o pessoal que um dia foi a vanguarda de todas as torcidas brasileiras, servindo de modelo para que as cópias e o mimetismo por aí surgisse, hoje canta Whisky A Go Go, mas só se faz ouvir nos refrões. Olho para um lado e vejo meia dúzia cantando, olho pro outro e vejo um mar de bandeirolas sendo agitadas, mas só escuto murmúrios. E enquanto isso, a parte venérea e peçonhenta da torcida, a Corneta da Social (refri, amendoim e corneta) cada vez mais assanhada, reclamando até de gandula.
O que houve?
Como vamos ganhar La Copa só no futebol? Hay de ter pressón! O adversário há de sentir o frio da lâmina gelando a sua jugular! Temos de fazer a diferença novamente, pois o time sente a vibração e nela encontra forças pra se superar. Acorda torcida tricolor, sem tua ajuda o Grêmio vai penar pra levantar La Copa!
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Snel, o que acontece com a torcida tricolor é reflexo do que a direção vem fazendo com o clube.
Eu já estou cansado de promessas de reforçoes que nunca chegam e os que chegam é depois de uma novela quase interminável.
Os dirigentes compram brigas com a torcida como no caso do Juarez e isso desmotiva aqueles que estão na arquibancada.
Fora essas "grandes" ações do nosso marketing. Ações negativas diga-se de passagem. Quando que as camisas tricolor da temporada vazaram na internet? Quando o Grêmio teve uma camisa tão feia como esta apresentada ontem que descaracteriza o manto tricolor?
Essa direção fez a geral se dividir e hoje vemos um estádio morno, faltando aquele gás que empurrou o desacreditado time de 2007 até a final da Libertadores.
Espero que o Autuori ponha ordem na casa e faça com o os jogadores consigam re-motivar a torcida, já que os dirigentes continuarão a olhar apenas pro seu próprio umbigo.
Bah bicho, eu discordo. A torcida tem que fazer sua parte independente deste ou aquele mandatário.
É dentro da cancha que se ganha o jogo e é fora dela que se protesta.
Cara eu concordo que a torcida deve incentivar sempre, só que divisão da geral fez a galera perder o gás. E, pelo menos de minha parte, o desgastante processo de demissão do Roth e a longa espera pelo Autuori, tiraram um pouco o impeto daquela motivação no início do ano.
Mas, como eu já disse, se o Autuori e o jogadores fizerem a parte deles, não tenho dúvidas que o torcedor voltará a apoiar o time como nos últimos anos.
Concordo com o Snel. "Ganhas ou percas, te sigo aonde for!"
Ficar de chororô com a direção, pra mim, é coisa de criança.
PS: Se chegarmos a final contra algum uruguayo, podemos organizar uma viagem ae, né guriaza?
PRA CIMA DELES, GRÊMIO!
Lucas: tenho certeza que eles farão. Mas discordo que a torcida perdeu seu ímpeto por causa desses episódios. Sou mais de apostar num comodismo de uma maioria. Pô, ontem eu olhava pra uma lado e via meia dúzia pulando, a mesma coisa do outro lado. E o alento vinha em escanteios!!!!
E acho mais, quem tem que tomar a iniciativa é SEMPRE o torcedor. A torcida é o termômetro do time. É ela que taca fogo na fornalha do Olímpico. Mas claro, o time tem que assimilar isso e não tenho dúvidas de que vai assimilar, em segundos.
Menezes: Se pegarmos um time do país do futebol de verdade, tô muito pela invasão. Seja contra o Defensor ou contra o Bolso!
PRIMEIRO: isso é um pouco o reflexo de um time. A torcida apoia mais quando o time é tecnicamente inferior (como o de 07). Até porque tu via mais entrega em campo. Hoje tu vê o Jonas dando balãozinho perfeito no zagueiro, mas um balão furado na direção do gol. Tu vê o Ruy correndo feito desesperado no ataque, mas com a mão na cintura na hora de defender - ESTOU USANDO EXEMPLOS PASSADOS E RETÓRICOS - mas ao mesmo tempo tu vê a torcida vibrar quando o Maxi atravessa o campo pressionando três bixafoguinos. a torcida reage quando sente a pressão do jogo. Jogo morno = torcida morna.
SEGUNDO: eu já escrevi sobre isso: chega de por a culpa na diretoria, na camisa, na puma ou na gandula pseudogostosa. Na boa, tá na hora do FORA TORCIDA.
Daqui a pouco, quando a gente precisar realmente vaiar, vai estar rouco.
TERCEIRO: proliferaram torcidas organizadas novamente. A própria Geral se dividiu. Isso gera u m batuquismo ridiculo no Estádio, um eco enganador, dificil de acompanhar. UMA MERDA.
Ir para o Uruguay em uma final de Libertadores? Só avisar que to dentro.
Se a final for no uruguai também to nessa! Invação tricolor na terra da celéste olímpica!
Vamooo!
O momento dos vermelhos ajuda um pouco a piorar o clima. O Gauchão foi muito doído, porque valorizamos uma competição, quando o certo era desprezá-la. Aí, perdemos. vendo o co-irmão passar por cima da gente e de todo mundo, e aí a gente se encolhe. Absolutamente normal, nada para sair por aí arrancanco os pentelhos.
Bastam os resultados se ajeitarem (um bom resultado em Caracas, uma vitória em Salvador, p.e.) que tudo volta ao normal. Se os vizinhos não levarem a Copa do Brasil, tanto melhor.
O time do Inter parece o Grêmio de 2001, gurizada. Não à toa, o treinador era o Tite. Quando começou o ano, parecia que íamos ser campeões de tudo. Em julho, se tinha certeza. Em outubro, assombrávamos o Brasil e a América. Aí, novembro chegou...
Portanto, gurizada, acalmem-se!
A direção fez muita cagada e ainda vão fazer mais, mas também tiveram bons acertos. Esperar o Autuori foi um deles, imagina se vem o Ney Franco ou o Geninho ? Esse treinador não vai ficar refém de dirigente babaca, ele vai impor seu comando e sua liderança, ele não é bagrinho para ficar acomodado perdendo, ele quer ganhar e vai empurrar todo mundo para cima, inclusive a torcida que a direção fez de tudo para jogar água fria. A Geral era muito hostil, muito louca, os padrecos que assumiram tem medo da Geral, essa é a verdade. Para eles a Geral não fez nada, são apenas encrenqueiros. Mas acredito que a Geral vai voltar ao que era por causa do time. Abração pessoal.
Concordo completamente com o Tiago, e já vinha falando isso há tempos: chega de torcida profissional. Acho que está mais do que na hora de parar de "cantar com a geral" e cantar com o Grêmio. Já revolucionamos uma vez o modo de torcer no Brasil. Tá na hora da segunda revolução: chega de torcer por torcida. O time tá precisando. A camisa é a tricolor e os cantos também. Nunca mais ouvi o estádio inteiro seguindo a mesma balada.
E chega de racismo também. Parei de cantar as músicas racistas por uma questão de princípios e acabei tendo que parar de cantar. Deixa os outros pra lá. Vamos tricolor. O resto é resto.
Saludos,
Fagner
Verdade.
Pra mim, cantar "olha a festa macaco...", ou "eu só quero ganhar lá no chiqueiro..." só faz sentido num GREnada.
E não tem nada melhor do que cantar as dezenas de músicas que temos contra eles NA CARA E CASA deles.
Fora isso, pra mim, não faz sentido.
O nosso adversário é o Colorado, mesmo quando o jogo é contra qualquer outro time. É assim, goste-se ou não.
Aliás, isso se trata de um comportamento humano. Até no beisebol há exemplo disso, os torcedores do Red Sox cantam contra o Yankees, mesmo enfrentando, sei lá, o Rays...
Postar um comentário