domingo, 2 de agosto de 2009

O problema é a saída

É fato que a nossa atual equipe não é nenhum supertime. Não temos grandes nomes com já tivemos no passado. Souza, Tcheco, Maxi são bons jogadores, mas não figurariam em nenhuma galeria dos maiores craques do Grêmio. Agora, é fato, também, que esta equipe está muito longe de figurar entre as piores que tivemos. Eu daria uma nota sete pra ela.

E o que fazer pra fazer pra aumentar essa nota? Bem, dento do que temos hoje, acredito piamente que boa parte dos nossos problemas seriam resolvidos mudando nossos volantes e laterais. Digo isso, porque temos grande problema na saída de bola. Falta muita qualidade nesse setor. Nossos volantes não têm capacidade técnica para enfrentarem uma marcação um pouco mais forte. Todas equipes que marcaram nossa saída de bola levaram vantagem sobre nós. O exemplo mais recente foi na partida contra o São Paulo. Túlio e Adilson não comprometem, mas também não acrescentam muito. Eles jogam muito melhor quando a nossa equipe passa a linha do meio-campo. Quando a defesa adversária está postada atrás. O problema é que é deles a responsabilidade de fazer a bola passar do meio campo. Coisa que eles não conseguem fazer quando o adversário adianta a sua marcação.

Sobre os laterais, digo sobre o lateral, porque só temos um, já que na direita joga o terceiro reserva da zaga. Sim o nosso lateral direito titular não estaria nem no banco de reservas para a sua posição de origem. Não tenho nem o que dizer do guri, com certeza ele está fazendo o melhor que pode ou sabe.

Bem, vou voltar para a questão dos laterais, falta muita, mas muita qualidade nesse setor. Eles não sobem, e quando sobem, sobem com pouco ou nenhum risco à defesa adversária.

Solução para esse problema? Contratar. Com o que temos em casa não dá pra fazer muito. Gostei bastante da opção do Tcheco na segunda função, com o Douglas Costa ao lado do Souza, mas tenho dúvidas sobre a sua condição física para agüentar os noventa minutos. Outra alternativa seria o Jadilson, seus críticos dizem que ele não marca. Mas um time com três zagueiros precisa de um lateral marcador?

Enfim, estou escrevendo antes da partida contra o Cruzeiro, hoje a tarde podemos ter nossos volantes e laterais matando a pau. Podemos, mas mesmo assim tenho certeza que será um fato isolado, como já tivemos em outras situações.

3 comentários:

paola disse...

aiai... tomara que tu esteja errado. tomara....

Fagner disse...

Scotta, acho que tu tem razão em mostrar que nossos volantes não sabem sair com a bola e que o Tcheco na segunda função pode melhorar isso. Mas nem tudo está perdido. O Magrão deve retornar em setembro (ele era o cara que saía de trás com a bola), o que deixa como problema só os laterais. O Júlio César está se recuperando (pra mim joga mais que o Túlio), teremos opções em breve que darão mais qualidade do que temos hoje. A volta do Douglas Costa e a recuperação do Mythiuê (que, pra mim, seria a dupla perfeita com o Maxi Lopes) também melhoram as condições de trabalho do Autuori. Até o Joilson podia fazer esta segunda função, como fez no Botafogo, se o futebol do time trancar. Acho que a única coisa que é irremediável nesta temporada é o problema nas laterais. E não tem choro. Aí vamos ter que ver a habilidade do nosso treinador. Este ano não tem contratação. E temos que ter paciência com relação a isso. Não tem lateral direito decente jogando no Brasil. Nem esquerdo. A não ser, guri que veio da base de algum time. Mas já temos e teremos mais opções no elenco. Sem fatalismos.

Saludos,
Fagner

Diego Ro-k disse...

Bom, eu acho extremamente necassário que volantes saibam sair jogando. No time do Grêmio não adianta os volantes saberem marcar,destruir jogadas do outro time, tem que saber conduzir, criar jogadas, CHUTAR A GOL. O adílson me agrada nesse sentido pois sabe siar jogando(tem que treinar chute) mas o túlio não cria quase nada, não tenta jogadas individuais...