quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Onde isso vai parar?

A Melhor campanha do campeonato em casa e a pior fora. Onde isso vai acabar? Pensem bem, não existe nenhuma lógica na situação atual do Grêmio. O mesmo time que goleia Cruzeiro, Corinthians e Flamengo apanha de Coritiba, Avaí e Barueri. Não precisa ser muito inteligente pra saber que o problema não é técnico ou tático. A questão é estritamente psicológica. O time, por algum motivo, não está encontrando motivação e tranqüilidade suficientes pra vencer fora de casa.

Diz o ditado que a diferença entre remédio e veneno é a dose. Será que o apoio incondicional da nossa torcida não contagiou tantos o nosso time que eles não conseguem mais jogar bem sem ele? Acho essa afirmação ridícula, mas dentro da atual situação é a mais plausível.

A condição do Grêmio é tão absurda, que não vai se sustentar. Não tem como um time se manter por mais tanto tempo nessa situação. A tendência natural é que a diferença entre os aproveitamentos fora e dentro de casa diminua. É física.

E já que isso vai acontecer, que seja a nosso favor. A direção precisa tomar atitudes urgentes, levar palestrantes para fazer preleções antes dos jogos fora de casa, colocar todo mundo no divã, sei lá, algo precisa ser feito urgentemente.

Volto a insistir: não tem como essa situação se sustentar por muito mais tempo, e já temos sinais de que a física pode agir contra os nossos interesses. Exemplo claro foi o público de Grêmio X Flamengo. Pouco mais de 20 mil pessoas num domingo de sol, às 16 horas. Isso era jogo pra 35 mil pessoas.

O recado está dado: o torcedor ta começando a cansar.

13 comentários:

Márcio C. M. disse...

Vai parar numa derrota em casa e numa crise. Até percebermos que Autuori não é treinador para o Grêmio, para quem ainda não percebeu.

@tiagorussell disse...

Discordo muito: o Autuori é sim treinador para o Grêmio. Ontem ele fez TODAS as mexidas TÁTICAS possíveis pra ganhar o jogo. Faltou material mesmo.

O que irrita muito é ver, mais uma vez (se não me engano contra o Palmeiras o gol saiu do mesmo jeito) os caras passarem o jogo inteiro levantando bolinha pra área da intermediária direita da defesa. Este cruzamento/chuveiro tem que matar na raiz.

Fagner disse...

Olha, Márcio, eu acho que o problema não é o Autuori, mas o time que temos. Não sei se a coisa é como o Scotta colocou, para contratar um analista e tal, mas acho que a direção está, pela primeira vez, acertando: o time precisa de novidade, de oxigênio. Isso pode ser feito trocando o técnico ou trocando jogadores - jogadores que não entrem na onda de quem não aparece para jogar fora de casa, coisa que eu vejo claramente (e dou razão ao Tcheco no episódio do jogo contra o Barueri). No mês que vem, é provável que tenhamos pelo menos três novos jogadores de muita movimentação - carregadores de piano, pelo visto, algo que o time precisa. Agora era o momento de demitir o Celso Roth. Mas, como fizeram isso precipitadamente, só sobra mudanças no plantel. E isso está sendo feito. É um momento de transição - o time não é mais o que era (o que pode estar gerando má vontade de alguns) mas ainda não é o que o Autuori quer. Temos que ter paciência.

O grande problema, eu acho, é que a direção, ao mesmo tempo que acerta agora, está errando muito faz algum tempo (o que está me deixando arrependido de ter ajudado a pôr lá). Existe muita arrogância da parte do Meira e uma insegurança muito grande (o cara é titular num jogo e dispensado no outro). As contratações estão sendo demitidas (Orteman, Jadilson, Ruy, Diogo, etc) - mas, ao contrário do que parece, não está aí o erro. Contratar e demitir é natural. Mas não assumir que errou ao contratar é falta gravíssima. As declarações seguem colocando a responsabilidade sobre o time, coisa do tipo "eu não sei o que acontece" ou "esta na hora de reagir", ou ainda "não vamos mais admitir isso". Mesmo que ela seja do time, este é resultado das contratações feitas (e desfeitas) pela direção - ou seja, "culpa" do departamento de futebol. Assumir que errou, chamar a responsabilidade, pedir desculpas e mostrar serviço. Só essa última coisa está sendo feita, através de novas contratações.

Existe tempo de corrigir tudo, embora eu já esteja programando o brasileiro do ano que vem. E aí, novamente vem a minha crítica à direção: chega de falar em título para a imprensa. Faz como o São Paulo fez no ano passado: admite que não é candidato a nada lá fora (a imprensa vai cair de pau, mas depois larga do pé) e trabalha sério internamente. Parecemos as coloridas do ano passado que falavam em título a três pontos da zona de rebaixamento. A meta tem que ser vencer o próximo jogo e montar o time do ano que vem. Diminuir os estragos. O resto é bobagem.

Saludos,
Fagner

Menezes disse...

Falta BOLA pro time do Grêmio. Falta qualidade. Falta mão-de-obra especializada. Não adianta uma empresa contratar um Gerente fodástico se o serviço necessita de pessoas graduadas em ensino superior sendo que só lhe entregam caras que mal completaram o segundo grau.

Eu tô cansado! :'-(

Strenght In Numbers disse...

Sandro, tá foda aguentar um time com um meio campo recheado de veteranos "trotando" em campo.

Desde o ano passado venho dizendo que Souza e Tcheco se anulam em campo quando jogam juntos. A melhor fase do Grêmio em 2008 foi justamente com o Souza na ala e o Tcheco no meio.

O Autuori precisa mudar já e não é colocando o Joílson na meia que vai resolver.

Gus Dreyer disse...

Cara, chega a dar raiva essa situação, somos saco de pancada fora de casa! Pior é ver que o Autuori sabe o que está fazendo, o Grêmio começa sempre bem e vai caindooooo de rendimento ao longo da partida. Se deixa envolver pelo adversário, poxa, tá faltando tratamento psicologico para os jogadores!

Márcio C. M. disse...

Nossa tradição é de termos times de médios para ruins, compensando com atitude, raça, pegada, ou o sabor que quiserem chamar. Ou alguém discorda disso?

Pé-de-obra de qualidade sempre vai faltar pra nós, isso é tradicional.

O que não é tradicional é termos um treinador que não está acostumado com isso, tirar leite de pedra, vide Mano, Felipão, Celso Roth etc.

Saulo disse...

O problema é que o Grêmio não ganha fora de casa.

Paulo Cezar Sponchiado disse...

Gremistada, chegou a hora... todos lotando o Monumental, começou a reação, podem anotar!

23/08 - Grêmio x Atlético-MG (Vitória)
30/08 - Botafogo x Grêmio (Vitória)
05/09 - Grêmio x Vitória (Vitória)
13/09 - Náutico x Grêmio (Vitória)
20/09 - Grêmio x Fluminense (Vitória)
27/09 - Goiás x Grêmio (Vitória)
03/10 - Grêmio x Sport (Vitória)
07/10 - Atlético-PR x Grêmio (Empate)
10/10 - Corinthians x Grêmio (Derrota)
18/10 - Grêmio x Coritiba (Vitória)
25/10 - Inter x Grêmio (Empate)
28/10 - Grêmio x Avaí (Vitória)
01/11 - Santo André x Grêmio (Vitória)
08/11 - Grêmio x São Paulo (Vitória)
15/11 - Cruzeiro x Grêmio (Derrota)
22/11 - Grêmio x Palmeiras (Vitória)
29/11 - Grêmio x Barueri (Vitória)
06/12 - Flamengo x Grêmio (Empate)

43 pontos + 28 = 71 - LA2010

Podem anotar!

E TU AI QUE NÃO É SÓCIO, ESTÁ ESPERANDO O QUE??

COMEÇOU A CAMPANHA SÓCIO 60.000, vai lá te associa no site do Grêmio, seja mais um sócio deste IMORTAL TRICOLOR.

cristiano disse...

eu acho que o problema vai além de técnico... para MIM é direção!

Pedro disse...

li aqui pela primeira vez e gostei, demais, do comentário.


essa é a minha maior preocupação, que a corda "estore" pro nosso lado, ou seja, começar a perder pontos no olimpico...
isso nos traria la pra baixo na tabela, e, infelizmente...pressao sobre o Autuori.

no meu ver ele não é culpado por esse momento do time, e mesmo assim acho que essa fase é passageira, ele ta tendo que montar elencos com muitos e muitos desfalques, sem falar que as contrataçoes ainda nao estreiaram...

o que tu acha disso? valeu ae !

Matias Leidemer disse...

Fico pensando o que será dito hoje, depois da lavada contra o Juarez...

A opinião continua?

Anônimo disse...

Matias,

claro que a opinião continua. a situação é insustentável, é Física, lógica ou qualque outra lei da natureza. tinha 22.000 pessoas no Olímpico, uma porcaria de público para um domingo de sol às 16 horas.
Agora, após a vitória contra o Botafogo, aposto que teremos mais de 30.000 pessoas no Olímpico para o próximo jogo. Se a vitória fora não vier, quantos vc acha que teremos?

Gr Abs