quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Resgatando a Indignação

O último jogo que vi do Grêmio, no Velho Casarão, foi antes da Copa do Mundo. Certamente no mês de Junho. Depois da parada, na qual o Grêmio foi desmantelado, nunca mais voltei lá. Não tinha vontade de escrever sobre o time e chegou uma hora que nem lia mais nada nos blogs tricolores. Estava de saco cheio de ler e ouvir o "how-to" para fazer o Grêmio voltar a vencer. Resolvi dar um tempo na minha relação com o Imortal.

Desde meus 9 anos de idade (hoje tenho 25) que eu deixava de fazer muitas coisas para poder ver, acompanhar, discutir e até brigar pelo Grêmio. Admito, o time da década de 90 me acostumou mui mal. A parada da Copa do Mundo não foi benéfica nem para o Grêmio, nem para mim. A relação virou um saco. Tanto que sequer vi alguns jogos. Me interessei apenas pelo resultado e pela posição na tabela. Uma posição de minha parte um tanto quanto confortável. Sei disso muito bem.

Eis que surge ele, o SANTO (by Snel). Chega metendo o pé na porta do vestiário e mostrando quem que manda. Psicólogo? Quem sabe o que o jogador quer ouvir é ele. Quem vai selecionar os jogadores pra defender as cores imortais é ele. E quem vai assumir a culpa por acertos e eventuais tropeços também é ele.

Renato conseguiu despertar nos jogadores o sentimento de indignação. Em épocas de Silas e Autuori, um 2x0 fora de casa já era dado como derrota. Concordo com o Minwer quando disse que treinador mexe bem quando escala mal. É verdade. Mas, transmitir pro time que o jogo só acaba quando o juiz apita, era algo que faltava para os jogadores e, por que não nós, torcedores?

Não vi o último jogo, dei apenas algumas bicadas na rádio pra ver quanto estava a peleja. Quando deu o segundo gol eu simplesmente larguei de mão. Resolvi ligar o rádio novamente, na real, quando ele voltou a pegar. E não é que o segundo gol me sai? Estava ali o sentimento de indignação retornando às minhas veias.

Outro ponto importante a ser lembrado é a parada das derrotas. Já temos 3 jogos seguidos em que pontuamos. Se conseguirmos vencer hoje a noite, ficaremos há 4 jogos sem derrota e com um aproveitamento de 66,66%.

Se irei ao jogo hoje? Dificilmente. O horário é mui tinhoso e ainda tô de cara com o Imortal da Azenha.

Mas, vamos lá. Quem conseguir ir ao jogo, empurre o Grêmio. Já tive muitas provas de que torcida não ganha jogo, só que a torcida pode meter medo no adversário. E isso precisa ser resgatado também.

Nenhum comentário: