domingo, 26 de junho de 2011

Cobranças, créditos e as "finanças" tricolores

Tem que ter cobrança, fulano tem crédito... pelo andar da carruagem parece que, enfim, estamos fazendo jus ao patrocínio do Banco dos Gaúchos. Mas acho que alguns pontos devem ser colocados nesse "oba-oba" que causou mais esse fracasso do Tricolor no Rio de Janeiro. Discordando um pouco do Scotta no post abaixo, eu não acho que o Renato está perdido, ou sem convicção. Ele tem muitas convicções e certezas. O problema é que, para mim, como para muitos, estão erradas, e ele está achando que dá tempo para arrumar depois. Pode ser que sim, pode ser que não. O fato é que ele não está escalando o que tem de melhor por estar convicto de que o melhor é treinar o esquema - ou seja, está preparando o time para jogar com as peças que estão no elenco, mas ainda não jogando.

Acho que o plantel do Grêmio é para três zagueiros - já disse isso num post - mas não acho que qualquer time de futebol no universo deva jogar com um só na frente. Sempre odiei o Mano por isso. É suicídio. Essa de "meia que chega" só funciona no Playstation. Mais uma vez discordando do Scotta, eu não acho que ele mudou de esquema com o Roberson. O guri não é e dificilmente vai ser atacante. O Viçosa pode ser muito ruim para muitos, mas é infinitamente melhor que Lins e Roberson, ou mesmo Escudero no ataque. Porém, o Renato tem Miralles e André Lima que, num sistema 3-6-1, podem ser muito eficientes, embora toda a minha contrariedade, que podem segurar a defesa (coisa que o Viçosa não consegue e o Lins não sabe nem o que é).

Mas, embora eu esteja indignado, não acho que a coisa está tão feia assim. Não concordei com a vinda do Renato e até acho que ele teve um pouco de sorte no ano passado. Por exemplo, a lesão do Vílson obrigou ele a fixar a dupla Adílson e Rochemback, que era a melhor que tínhamos. Mas não acho que, e aí concordo com o Scotta, seja momento dele sair. O time que jogou ontem era mais fraco que o do ano passado, mesmo se tivesse mudando com o que tinha no banco. Hoje o "professor" Fernando tem que voltar para os juniores (volante que não sabe marcar e erra mais passes que o Douglas - passes laterais! - não é volante) - mas amanhã temos o Gilberto Silva fechando o meio com o Rochemback, o que pode ser um ótimo meio. O Marquinhos ia ser testado como meia ajudando o Douglas, mas nem deu tempo. Tem muita água para passar ainda debaixo da ponte.

Acho que devemos cobrar qualquer um que não está fazendo o que achamos correto, mas não dá para cobrar tanto assim sem os jogadores que estão para estrear. Não é passar a mão na cabeça, mas não dá para adaptar um esquema de jogo para os jogadores que temos agora e, daqui a dois, três jogos, ter que trocar tudo denovo porque as peças mudaram e temos características para explorar. É um pouco como a queimada que deram no Borges: tinham se acostumado ao chuveirinho e o André Lima se quebrou. Quando o Humberlito voltou, ficava difícil, as características eram bem diferentes. Agora, acabamos de largar a bola alçada e ele já vai voltar. E agora? Novamente, reaprender.

Ainda peço um pouco mais de tempo antes das pedradas. Se depois da entrada do Gilberto Silva as coisas continuarem como estão, prometo, ajudo vocês no côro. Por hora, sugiro: calma lá.

3 comentários:

Jorge Luís Knak disse...

Bom comentário. Um sério problema no futebol são as críticas apressadas, concordo que estamos num limbo e não dá para querer queimar ninguém ainda.
É claro que ninguém gosta de ver o time perdendo, mas a situação não é tão simples como muitos gostariam que fosse.

Gabriel disse...

Estamos falando do porque não escalou este jogador medíocre ou aquele.. Estamos se explicando com os jogadores que "vão entrar" ainda. E ESTE AO MEU VER É O MAIOR PROBLEMA!!

A falta de planejamento do Grêmio dos (vários) anos.

Estamos aguardando o atacante e o volante recém contratados poder jogar. E aguardando ainda a contratação de outro zagueiro (?). PORRA!! AGORA???

No ano passado todos viam que por mais esforçado que o Adilson era, não tem qualidade pra ser titular do Grêmio. Todos viam que nos faltava um bom zagueiro. Todos acompanhando a possível dificuldade de renovar com o Jonas, e mesmo assim.. as contratações pra estes lugares são feitas NO MEIO DO CAMPEONATO de PONTOS CORRIDOS!! Mas que merda!

Primeiro já jogarmos uma Libertadores fora que nos matamos pra conseguir ano passado..

Agora, tem 20 times brigando pra ser campeão. Não é querendo começar o campeonato com 10 jogos de atraso que vamos supera-los, óbvio que não. Reforçar o time depois é botar dinheiro fora!!

QUEREMOS TÍTULOS!!! E SÓ TEREMOS TÍTULOS A HORA QUE HOUVER UM MÍNIMO DE PLANEJAMENTO.. Discutir se deveria ter entrado o Lins ou o Viçosa ou o Roberson não adianta muito. A pergunta é: Pq o Lins? Pq o Viçosa? Pq o Roberson?

Até me da pena deles de ter que carregar este fardo.. Deveriam ser os terceiros reservas, aprendendo, ganhando corpo.. etc.. e não ser queimados desta forma.

Não to dando razão pro Renato, fez merda tb, só estou apontando um problema maior.

Nós "meros torcedores" acreditamos que há um profissionalismo de quem manda lá.. e na real, não há porra nenhuma..

Tarsis Salvatore disse...

Eu discordo de alguns pontos mas concordo com uma coisa que o Gabriel disse: FALTA PLANEJAMENTO para a a direção gremista.

Se houver um mínimo de coerência e o barco voltar a navegar em águas tranquilas, vamos arrumar esse time, COM o Renato, para pegar uma Libertadores e entrar 2012 com o time MONTADO.

PS: muito bom o post comparando a palhaçada de 2007 e 2011. Depois alguns ainda defendem a CBF.