sábado, 23 de julho de 2011

A Escolinha do Professor Eurico

Eurico, o uruguaianense. Também conhecido como Lara, o craque Imortal. Primeiro e único goleiro a ser inserido na letra de um clube de futebol. Bem como o primeiro FENÔMENO abaixo dos arcos tricolores.

Desde então o Grêmio sempre foi conhecido por formar ou ter grandes goleiros. Cresci e vi nosso time ser multicampeão com Danrlei de Deus protegendo nossa meta. O reserva dele, Murilo, também pegava demais. Sempre que era solicitado estava lá para defender o gol Imortal.

Cresci ouvindo histórias de Mazaropi e Emerson Leão, principalmente. Manga, que também vestiu a cor ribeirinha, foi um dos grandes nomes ao vestir o manto sagrado número 1. Por isso, deixaremos ele de lado nesse post.

Vindo aos tempos atuais, que é o que interessa, depois que Darnlei foi EXECRADO por Adílson Batista, demoramos alguns anos até encontrarmos um arqueiro à nossa altura. Tanto que na Batalha dos Aflitos, achávamos que tinha surgido um goleiro para completar a vaga da camisa 1. Pegou pênalti e tudo mais mas, nos anos seguintes, não confirmou o que havia sido previsto a ele. Tudo bem, tomou uma paulada na cabeça numa saída em bola durante um jogo de gauchão. Sim, e dai? Um profissional precisa se recuperar. Ele não conseguiu.

Sebastian Saja foi um grande goleiro, pero contratado. Batia pênalti e era nosso tradutor simultâneo nas partidas de La Copa 2007. Mesmo assim, não passava 100% de segurança para nós torcedores. Foi embora no ano anterior a contratação de Victor.

Mano Menezes indicou a contratação de Victor. Veio quando Wagner Mancini era nosso treinador. Muitos davam os méritos a Mancini, desconhecendo a verdadeira história dos bastidores futebolísticos.

Em um jogo de gauchão, assim como Galatto, saiu do gol e sofreu uma entrada duríssima de um atacante. Esta lesão foi muito interna, machucando seus RINS (meu Deus, como pôde um troço desses???). Mesmo assim, deu a volta por cima e simplesmente tomou conta das traves. Nos salvou de tomarmos gols e goleadas em diversos jogos. Seu contrato foi renovado, seu salário foi reajustado à sua importância.

Eis que, devido a seu sucesso, as convocações para a Seleção dos moleques-bailarinos-malemolantes começeram a se tornar rotina na vida de Victor. Foi então que Marcelo Grohe teve de assumir o peso da camisa número 12. Um exemplo de profissional, visto que essa vida de goleiro é dura e o cara precisa trabalhar e aquecer da mesma forma que o titular.

Então Grohe beijou a máscara mortuária de Lara, ligou para Mazaropi, enviou e-mails para Danrlei e trocou TWEETS com Victor. Marcelo entra e FECHA o gol do Grêmio nas partidas em que precisou trabalhar.

Sabe-se que o Grêmio tem dívidas infindáveis. Não seria esse o momento de vendermos Victor e deixar Marcelo Grohe tomar conta de vez da camisa 1? Achava que era o único a pensar dessa forma, mas fiquei surpreso com a quantidade de gremistas que pensam como eu.

Marcelo Grohe não poderá ser reserva jogando o que está jogando. Seria uma pena ter de ver, um GREMISTA, forjado nas categorias de base do Grêmio, um discípulo de Lara, defendendo o arco de QUALQUER outra equipe a não ser a do Tricolor da Azenha (futuramente Humaitá).

6 comentários:

Davi disse...

Vou ter que discordar do post desta vez, mas só do final. Temos 2 bons goleiros mas penso que o Victor é o nosso titular e deve permanecer.
A não ser uma proposta irrecusável,de pelo menos 30 MILHÕES de EUROS, ou 50 MILHÕES de REAIS, dignos dos melhores jogadores do Brasileiro. Daí creio que não tem como recusar. Fora isso.
Temos de manter nosso camisa 1. O camisa 12 deixamos lá, quietinho no banco. Tá em boa fase, mas não sei se é só uma boa fase ou ele é realmente bom.
Prefiro não trocar uma aposta, por um goleiro de seleção.
É o que eu penso.

AbraçoO

G Vermes disse...

Cara...

fiquei emocionado com o texto a medida que ia lendo os paragrafos.

Infelizmente no fim te colocaste nele, e para mim, um texto é feito para a autoria do leitor.

Que dúvida cruel, não? quanto aos goleiros. Eu acho que o único goleiro estrela no Grêmio é o Victor, mas ao Grohe cabe perfeitamente à titularidade.

O fato agora é pensar se a grana que o Victor proporcionaria ao clube, em sua hipotética venda, fosse realmente mais importante do que a sua participação para com o clube.

E isto não sei responder. Infelizmente, ou felizmente, continuo com toda minha gana de torcedor. De todos os aspectos que envolvam o Grêmio, desde as vendas aos resultados.

Bonito texto. Uma das coisas boas da minha madrugada.

Um abraço.

PS. publique este comentário, pois corrigi os erros de portugues.

Marcelo Gazapina disse...

Menezes,

Concordo plenamente com o teu post e vou mais longe. Tanto acho que é hora de vender o Victor, que é bem valorizado e temos um ótimo reserva, como me preocupa que aconteça o seguinte:

Marcelo não renova e vai embora, pois não quer ser reserva e o Victor é o titular absoluto. Logo depois, chega uma proposta irrecusável por Victor, que também sai. Como ficamos?


Como já vimos isso acontecer antes, e não querendo desmerecer Victor, acho que é hora. Até porque, temos um terceiro goleiro(Mateus) que também mostra segurança. Entrou no jogo do cruzeiro que perdemos por 2 a 0, mas evitou uma goleada pior.

Abraços,

Marcelo Gazapina

Menezes disse...

Davi,

A discórdia é a alma do GrêmioLibertador. Todas as opiniões são bem vindas. :)
Com relação ao valor do passe do Victor, essa quantia que colocaste é utópica. Nunca um goleiro valerá isso. No mundo em que vivemos, muito mais vale quem faz ou ajuda a fazer gols do que quem os evita.

G Vermes,

Valeu pelos elogios. Cara, é difícil escrever num blog (completamente passional) sobre a maior paixão futebolística que tenho(temos) sem me colocar ou sem colocar minhas emoções no texto.

De qq forma, valeu pelo toque.

@snel disse...

O Victor é um bom goleiro, mas que tem uma idade já difícil de ter seu passe vendido por uma boa quantia.

Marcelo vive um MOMENTO brilhante, porém, o titular é o Victor, e hierarquia é isso. Mas, digo, mas, se o Victor começar a RATEAR, o reserva vai tomar o lugar dele.

Creio que o Victor vá virar titular da seleção brasileira. Logo, o Marcelo vai ter mais e mais oportunidades.

Victor, se acabar saindo, vai ser por no MÁXIMO, 5 milhões de euros. E olhe lá.

E dos goleiros que temos, AFIRMO: o melhor deles é o Busatto. 4º na hierarquia. Esse está sendo preparado pra assumir a titularidade daqui uns anos.

luis disse...

GOLEIRO PRO GREMIO ( MISLERA sel. URUGUAIA okkk ) .