segunda-feira, 29 de março de 2010

O Entrevero da Media Cancha

Há muito tempo não tínhamos tanta fartura no meio campo gremista. Temos os seguintes nomes: Fernando, Douglas, Hugo, Ferdinando, Henrique, Fábio Rochemback, Souza, Mithyuê, Maylson, Willian Magrão e Adilson. Peguei esta relação do Gremio.net. Notem que LEANDRO não está relacionado como meia.

Confesso que tenho dúvidas pra escalar a media cancha ideal.
Nas volâncias temos Fernando, Ferdinando, Rocha, Magrão e Adilson. Uma coisa é certa, uma das duas posições ficará com um cara da base. Pra mim, este é Magrão. Eu o coloco como segundo volante, como deu certo ao lado de Carioca em 2008.
Já para a primeira posição do meio campo temos Fernando (que o Silas passou o caô de que vai virar meia direita), Ferdinando e Adilson. Coloco o Adilson como primeiro volante por optar pelo Magrão como segundo. Não relacionei o bundudo do Rocha pela seguinte razão: acho que deve ser banco. Certamente do segundo volante ou até mesmo do terceiro homem do meio campo. E o Henrique eu mal vi jogar. Não posso falar onde ele jogaria melhor. Na primeira posição, então, por opção do Silas, sua bengala Ferdinando.

Para terceiro e quarto homens de meio campo temos Douglas, Hugo, Souza, Mithyuê, Maylson e Leandro (apesar do site do Imortal considerá-lo atacante).

Souza está fora, pelo menos até o meio do ano. Quando voltar nos preocupamos com ele (preocupação muito boa, é claro). Douglas parece que não vai largar o osso facilmente. Acho que fizemos a melhor troca com o Corinthians. Eles ficaram com o vovô Tcheco e nós com o meio campista maestro da Copa do Brasil '09. Pra mim, ótima troca! Titularíssimo!

Hugo certamente vai ficar como aquela opção do segundo tempo, um ponteiro esquerdo para meter a bota na pelota de fora da área.

Agora, os dois garotos da base que dão valor ao ingresso que pagamos para ir aos jogos: Mithyuê e Maylson. O primeiro está tendo mais oportunidades no ataque, é verdade. Mas já provou que pode sim ser criativo no meio campo. E o Maylson, hein?! O filho do seu Mayl. Esse eu quero ver quem vai tirá-lo do time tão cedo. Tá jogando demais, tá fazendo gol demais, tá dando aula de gremismo. Mistura o futebol arte com o futebol força. Seria seu "roubador de posição" o Leandro? Aquele que no site do Grêmio nem consta como opção na media cancha? Talvez. Eu acho que é muito provável que sim.

É uma pena ter que admitir isso, mas duvido que Silas tenha cojones para manter Maylson no time titular e deixar Leandro no banco. O cara é caro, veio para ser titular e todos nós sabemos o que acontece com esse tipo de jogador.

A verdade é que montamos um meio campo em que teremos jogadores competindo entre si, como o Professor falou domingo após o jogo. Tendo competição saudável interna, certamente quem sairá ganhando seremos nós e o Grêmio.

Dá-le!

6 comentários:

Fagner disse...

Concordo, Menezes. E mais: indicaria ele para o Gremista do Mês do BloGrêmio. Isso por que, além de fazer sete gols no Gauchão, ainda por cima CALOU A BOCA dos seus críticos, principalmente dos tempos do Roth, que diziam, quando ele entrava no lugar do Tcheco, que não servia para ser jogador do Grêmio. Foi o ano passado INTEIRO assim. O clicrbs agora faz reportagens perguntando "Por que é que ele não era titular antes?" esquecendo que foi uma das que mais queimou o guri quando ele entrou no ano passado.

Para quem acha que estou exagerando, há duas semanas atrás tinha Vuvuzela na social repetindo as mesmas idiotices. E ficou bravo quando eu mandei ele torcer no beira-lago.

Saludos,
Fagner

Fagner disse...

Mais uma coisa: não desmerece o Leandro. Ele vinha jogando muito e o time cresce com ele. O tipo de jogo é diferente, ele carrega a bola, mas não dá para descartar. O Maylson tem a vantagem de estar fazendo gols, mas ter os dois é uma boa possibilidade de variação. Qualquer um que seja titular vai ser uma boa.

E até o Souza, se entrar na do time e soltar a bola, jogar para o grupo, vai brigar pela posição com os dois.

Saludos,
Fagner

Menezes disse...

Pois é, Fagner. Eu não desmereci ninguém. Muito menos o Leandro. Só acho que futebol é momento e pra tirar o Maylson, HOJE, só no carteiraço.

Lucas disse...

só pra constar... alguém ai lembra daquela ação de marketing da polar com a dupla GRE-nal?? http://www.boladadapolar.com.br/ pois até agora não saiu o resultado. Apesar de não me lembrar de quanto era o prêmio, me lembro com clareza que o Grêmio tinha papado todos reais do lado colorido... acho que a empresa tá com receio de divulgar, com medo de perder seus clientes ribeirinhos...

@tiagorussell disse...

saiu sim. se nã me engano o Grêmio levou cada centavo dos 100 mil reais.

Matias Schuler Guenter disse...

Cara, permita-me discordar.
Não vejo o Maylson jogando bem. Vejo ele fazer gols e correr bastante. Mas isso não é tudo, ainda mais para um meia. Seria ótimo para um centro avante, mas não para um meia.

Ele corre bastante, mas quantos desarmes faz? Poucos.
Ele chuta 15 para acertar 1.
Quantos passes "para frente" ele dá e acerta? Vejo ele tocando de lado e para tras o jogo todo, mas para frente, quase sempre erra.

Cuide esses detalhes no próximo jogo e escreva o que verá.