quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Alô, Renato - esse é o teu esquema pra vencermos

Eu não sou técnico, meu chapa. Mas quero te ajudar, pois noto que tu precisas, nós precisamos.

Quero te dar uma sugestão, meu querido e eterno nº 7. Escale o Grêmio desse jeito a seguir (quando, obviamente tu tiveres todas as peças à disposição), pois creio que dessa maneira estaremos protegendo melhor nossa defesa, bem como tendo uma saída mais qualificada (bem mais qualificada) pro ataque:

Victor; Gabriel, Vilson (Neuton), Mário Fernandez e Lúcio; Adílson (Ferdinando), Fábio Rochemback, William Magrão (Fernando) e Souza (Douglas); Jonas e André Lima (Borges)

Bom, nesse esquema, 4-4-2, ou 4-1-2-1-2 (como preferir) tu contas com mais resguardo (pelo menos teoricamente) da defesa, pois convenhamos, precisamos parar de levar gols, ta complicado.

Veja bem: na zaga e nas laterais, com essa escalação tu tens a saída qualificada do Gabriel (na teoria) e a solidez defensiva do Neuton, bem como um zagueiro mais técnico, o Mário e uma ESPANADOR SEM BRINCADEIRAS que é o Vilson (espero que ele continue assim e não caia de produção). Pra primeira volância, contas com Adílson. Mas como o menino do Bom Princípio não tem um bom passe, é necessário que tu aproxime o Rocambole e ou o William Magrão dele. Assim, tu jogas com 3 volantes, sendo um de dedicação EXCLUSIVA à defesa (Adílson) e outros dois mordendo o adversário e com boa saída de jogo pra municiar o meia e o ataque (Magrão e Rocambole).

Na meia, o setor CRIATIVO da equipe, basta fixar o Douglas ou o Souza pra flutuarem entre a linha de meio campo e o começo da área, obviamente com a OBIRGAÇÃO de darem a primeira botinada no adversário quando estamos sem a bola. Creio que o Souza possa trabalhar melhor ali, até pela velocidade e chegada a frente, porém, o passe do Douglas e sua visão de jogo são muito importantes também. E ontem ele jogou MUITO mais que o Souza, que fala, fala e não tem mostrado muita coisa.

No ataque, bueno, parece que esqueceram de jogar ultimamente. Apesar do oportunismo que o Borges demonstrou ao marcar o gol e buscar a bola pro Fábio Santos cruzar, ele não tem lembrado de nada o Borges do começo do ano. Assim como o Jonas, que pelo visto está sem confiança no próprio taco, e isso pra ele é mais importante que se alimentar.

Pois bem, concluo e digo: tenho quase certeza de que com esse esquema, mais conservador e resguardador da defesa podemos voltar a sorrir. E assim espero.

PS.: Pelo amor dos meus filhinhos (que ainda não tenho): trata de ensaiar as bolas paradas, ontem foi um desperdício BIZONHO de oportunidades.

4 comentários:

Diego de Castria disse...

Caro Snel, ainda acho que não temos no plantel um lateral esquerdo que tenha condições de render o que o Neuton rendeu por ali (salvo se o tal Gilson me provar o contrário). Além do mais, a principal característica do Neuton é chegada na frente, então puxa ele pra lateral esquerda de vez. Até porque o Gabriel, no Flu, subia muito, e um dos laterais vai obrigatoriamente ter que ficar mais. Fábio Santos tá com a bela média de quase um penal por jogo e o Lucio, convenhamos, ainda não chegou. Saudades de Arce, Roger e Alfinete. Vamô tricolor!

× ogmut × disse...

Concordo em partes. A idéia de 3 "volantes" é de meu total agrado e venho pregando isso na minha roda de amigos. Também, desde o inicio de 2009 venho dizendo que ao darem status de estrela do time o Souza NUNCA mais jogou uma partida decente, e agora o cara é capitão. Acho que o ideal seria o Douglas e ainda confio no Borges como o centroavante. Acho que pra defesa eu ainda prefiro o Vilson e o RafaMarques, acho o Neuto um pouco seguro e o Mario está fora no momento, mas quando voltar a 3 é dele.
Esperamos que o Renato leia isso e muda já.
Abrs!

Carolina disse...

Concordo com o Diego, o lugar do Neuton é na lateral esquerda. Ele é o único que realmente chega na linha de fundo e cruza, vai para cima dos zagueiros adversários, enfim, ele joga melhor ali. O jogo dele contra o Flu pela Copa do Brasil aqui no Olímpico é a prova da capacidade dele. Fábio Santos não dá: tem medo da bola e faz pênalti sempre!

O Souza, mesmo tendo jogado bem o 1º tempo ontem, com desarmes bons, no 2º morreu, deu muitos passes errados, foi fominha e não teve a mínima visão de jogo. E não tem espírito de capitão. Tira a braçadeira dele já!

O time parece que não sabe jogar pelas laterais, é inacreditável. Insistem no meio congestionado. Ontem, no 1º tempo, todas as jogadas de gol foram pelo lado esquerdo, na lateral. Por que eles desistem disso?

O Rochemback jogou muito bem o 1º tempo e no 2º cansou, já que vem de uma parada. Acredito que ele deva ser o capitão, tem muito mais raça que os outros...

nirmal disse...

por incrível q pareça gostei até certo ponto da equipe, 1º tempo p/ex. no 2º recuou, até por força das circunstâncias, douglas cansado, aí o 1º erro, ainda preferia ele em campo c/a saída do souza fubanguinha, ñ acertou nada e fala d+ e entrada do maylson ñ leandro, aí estaríamos c/3 marcadores a saída do jonas e pq ñ andré lima? nos d+ é torcer e torcer, só nos resta isso... obs: a propósito gostei do zagueirão, falta um 5 (santiago ostolazza) como ele... açbs