quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os ausentes são coniventes

Isso mesmo. Simples assim: não votou, não podes reclamar. Tens que fazer a tua parte pra mudar o Grêmio, seja votando na situação, na oposição ou mesmo nos "independentes".

Digo isso pelo "grande" envolvimento que temos notado aqui no blog. Em posts que falam da política do clube, ZERO COMENTÁRIOS, ou um, dois, no máximo. Já nos posts sobre o futebol, e principalmente nos posts que CORNETEAMOS a direção, chovem comentários, indignação, pedidos de cabeças rolando e por aí vai.

E aí, o que isso quer dizer? Quer dizer que TU, torcedor e associado, tá CAGANDO pra uma das coisas mais importantes do clube. É necessário um maior envolvimento teu, leitor. Comente no Grêmio Libertador, queremos a tua opinião. E obviamente, comente nos outros blogs que integram o BloGrêmio. Dedique-se e participe do pleito Gremista, Gremistas. Pois é com o teu voto, e principalmente a tua COBRANÇA aos responsáveis, que vamos mudar o Grêmio.

Pois se tu fores OMISSO, depois não adianta reclamar. Serás conivente. Pois tu nada fez pra mudar o panorama que nos encontramos. Pense nisso. Pense com o amor que tu tens pelo Grêmio!

Avante, Tricolor!

18 comentários:

Rafa Greve disse...

Tcheee tem que ser socio pra votar???
que é alistado nao pode?
abraço

@snel disse...

Somente sócios com mais de dois anos de associação e com as mensalidades em dia. Mas pra fazer campanha e participar do pleito, apoiando e questionando, qualquer um pode participar!

Conde disse...

Ok, serviu o capuz...
Mas é o seguinte meu amigo, mesmo lendo as entrevistas com os grupos que formam as chapas fico com uma duvida bem pertinente. Aonde está a renovação? As figuras que integram tanto G6( ou 7)quanto o G4 são praticamente as mesmas de sempre...São os mesmos camaradas que estão lá há anos! Tirando a Terceira Via, que acho radical e sonhadora demais, o resto é tudo farinha do mesmo saco....

@snel disse...

Salve Jorge, acho melhor esperarmos as nominatas oficiais pra vermos quem realmente é novo ali ou a farinha do mesmo saco.

Iuri Finger disse...

Bom dia! Nunca fui sócio mas me associei faz um mes mais ou menos. Pq vejo que é dessa forma que vamos tirar nosso Grêmio dessa situação. Sei que por enquanto não tenho direito a voto, mas gostaria de saber mais sobre as chapas, sobre seus integrantes.O que eles são e o que ja fizeram pelo Grêmio ou não. Alguém tem alguma coisa mais proxima disso?
Tenho 22 anos de Gremismo e a um mes sócio para sempre. Tu aí! Te associa!

e. raul disse...

O SÓCIO OMISSO TAMBÉM TEM CULPA NISSO!

@snel disse...

Certamente, Éder. Toda pessoa que tem condição de votar, tem o dever de comparecer ao Olímpico dia 11/09 pra renovação do conselho deliberativo.

Vote e cobre!

Carolina disse...

Concordo com o post e tb com o Jorge. Tenho lido bastante sobre os grupos que concorrem e não vejo muita diferença entre eles, além do fato de fazerem parte ou não da atual direção. A situação se declara renovação, a oposição já foi situação e sua postura não era mto diferente em relação, por ex., à cláusula de barreira. São os mesmos que se revesam há anos... Embora essas entrevistas sejam muito bem intencionadas, não entendo que nos deem uma base real para votar....

heliopaz disse...

A eleição para o CD NÃO É uma prévia da eleição presidencial. Embora cada chapa eleita para o CD normalmente apresente uma chapa para o CA com nomes próprios, esse procedimento não é um jogo de cartas marcadas.

Salvo se houver uma única chapa apresentada ao CD para concorrer ao CA, não é função do CD definir o CA - basta ver o Estatuto do clube, pois os candidatos ao CA não precisam nem ser conselheiros: basta que tenham 10 anos de associação ininterruptos com a mesma matrícula em qualquer modalidade associativa e estejam quites com a tesouraria, sem terem requerido anistia. Por exemplo: o Meira não possui mandato de conselheiro e é vice-presidente eleito.

Além do mais, os conselheiros (sejam eles de Situação ou de Oposição) não vivem dentro de uma rinha de galos, onde um não pode ver o outro sem se bicarem. Muitas vezes, há convergências que fazem com que a maioria vote junto em uma determinada situação. E isso não quer dizer que haja conveniência, oportunismo ou que sejam todos farinha do mesmo saco. Gente boa e má; inteligente e burra; participativa e omissa; combativa e covarde existem em todas as instâncias da sociedade e na mesma medida em qualquer lugar do mundo.

O que falta em TODOS os movimentos e em nomes que mandam muito bem dentro das diversas comissões (PE, Finanças, Mkt, Futebol, etc.) é que cada um se levante SOZINHO (isto é, independentemente do movimento a que pertencem) pra falar no plenário.

Ao mesmo tempo, não pensem que a Situação (Dá-lhe, Grêmio!), a Oposição (Renova, Tricolor!) e até mesmo a 3ª Via tenham sido formadas de uma forma diferente do modelo de formação de qualquer grupo social: as pessoas se unem por afinidade, por lealdade, por amizade, por semelhança de atitude. E o tempo faz com que combativos fiquem mais mansos e vice-versa, de acordo com as pauladas que cada um tenha levado lá dentro.

Tudo se mistura e tudo se transforma. Não dá pra generalizar.

[]'s,
Hélio

André Kruse disse...

ah, a trolagem travestida de artigo acadêmico.

Meira foi eleito aonde? pra qual cargo?

André Kruse disse...

Nada como a trolagem em forma de artigo acadêmico.

Meira foi eleito quando? pra que cargo? a que grupo ele pertence?

Carolina disse...

Hélio, gostei muito dos teus esclarecimento sobre o funcionamento do CD e sua relação com o CA, pelas regras do Esatuto do Grêmio. É claro que não dá para generalizar e que a troca lá dentro deve ser muito grande, com interação e convergência de opiniões e ideias... Todavia, não consigo enxergar grande diferença nas propostas, não acredito que estejam claros os posicionamentos reais e que, de fato, tragam uma diferença sobre o que ocorre.

Essa eleição é muito importante, mas não vejo como essas chapas efetivamente pretendem mudar algo: 1 - porque falam em renovação, mudança de postura, sendo que já estavam lá dentro, era só uma questão de atuar realmente, ou os nomes que trarão serão novos?; 2 - porque a "oposição" tb não demonstra no que é diferente da situação; enfim...

Acho que os esclarecimentos acerca das intenções das chapas não são satisfatórios. Eleição após eleição lemos as mesmas coisas, os mesmos panfletos e a realidade do Clube só piora. Há, realmente, esperanças? Nem temos acesso aos nomes indicados pelas Chapas. Pelo menos a "Dá-lhe Grêmio" ainda não forneceu os nomes de sua composição.

Carolina disse...

Tenho uma pergunta, espero que não seja muito idiota: dependente de sócio pode votar?

@snel disse...

Carolina, acho que não, mas liga pro Quadro Social e te informa: (51) 3218-2042 ou quadro.social@gremio.net

Carolina disse...

Só para informar: dependente de sócio não pode votar... Infelizmente!

Unknown disse...

O que o cara tem que fazer se quiser concorrer ao CD? Precisa algo além da vontade e de ser sócio??

@snel disse...

Rafael, aqui tem todas as respostas: http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=10436&language=0&news_type_id=17

Fagner disse...

É, dependente de sócio não pode votar - fui avisado disso na fila de votação da última eleição para presidente. Mais uma das bandidagens do sistema eleitoral do Grêmio. Se eu me separo da minha esposa hoje, ela tem título de sócio garantido pela comunhão de bens (afinal, eu paguei jóia), mas enquanto casada comigo não tem direito à voto. E paga mensalmente um valor bem mais pesado que sócio torcedor.

Resultado de um tempo onde se acreditava que o marido é que mandava na casa. Minha esposa, que também paga as suas mensalidades, deveria ter o direito, como eu, de escolher quem ela quer no CD ou na presidência. Mas ela só conta na hora de fazer birrinha com o time da beira do lago, contando fantasmas para ver quem tem mais "sócios" (a matrícula é dela, e ela é "sócia" em uma data diferente da minha). Palhaçada, mais uma vez.

Saludos,
Fagner