quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A hora é de posicionamento

Hoje os eternos sanguessugas do futebol Nacional - Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco - uniram-se ao Corinthians para dizer que roeram a corda e saíram do C13, exatamente na hora de, pela primeira vez na vida, o grupo poder tirar a Globo da jogada e instaurar a competição de preços pelos direitos de transmissão. E isso me leva a duas conclusões básicas: a primeira é que, no Brasil, todos querem que o capitalismo de livre mercado exista, mas só no mercado dos outros; no seu, o monopólio é a melhor opção. E a segunda é a que entitula esse texto: é hora de posicionamento.

Sempre achei a maior palhaçada do mundo a forma como o dinheiro é dividido nos contratos de TV. Tem que ser como é na Inglaterra: o primeiro do campeonato no ano anterior ganha mais, o segundo um pouco menos, e assim vai, até o último. Quem pode ser mais exposto na mídia do que o melhor time do ano? Aqui no Brasil, a resposta é fácil e nauseante: Flamengo e Corínthians. Goela a baixo, mas é.

Assim, goela a baixo eles querem mais dinheiro do que já ganham. Na Rússia, ambos os times já teriam sido fechados pelo tamanho das suas dívidas. Aqui, querem mais privilégios, como um prêmio pela incompetência. Para mim, a hora era de quebrar de vez. Deixa a Globo transmitir o "campeonato carioca + 1", e façam um campeonato de verdade para disputarmos no segundo semestre. Mudem a Copa do Brasil e façam a Sulamiranda ser jogada ao mesmo tempo do que a LA, como é com a Liga Europa, liberando mais datas. Façam com que os regionais sejam a série D do nacional. E liberem aos clubes o direito de transmitirem o seu próprio jogo pela internet para os sócios. Quanto à vagas na Libertadores, sem estresse: a Conmebol não deixaria de lado 12 títulos para dar a vaga a um torneio onde só dois deles tiveram a sorte de conseguir.

Odone, estamos aguardando um posicionamento. Hora de deixar as diferenças de lado e lutar pela justiça no futebol. E isso implica em acabar com a mamata do eixo do mal.

22 comentários:

João Bopp disse...

essa deserção encabeçada pelo Sanchez e pela Patrícia Amorim é ridicula, o que que o flamengo acha que é? o clube dos 13 ia fechar com a record, dai a Globo macumunada com a CBF vai lá e oferece uma banana pra transmitir os jogos do mercenáR10, daí eles saem e vem as marias vai com as outras junto. eles devem 60 milhoes pro C13, fora outras dividas. é um absurdo Ricardo Teixeira continuar presidindo nossa confederação de futebol. o Koff preside uma entidade séria. CBF QUE VÁ CUIDAR DA SELEÇÃO BRAZILEIRA. C13 + RECORD VS. CBF + GLOBO (flamengo e corinthians) (@HOMER_GREMISTA)

Minwer disse...

Onde eu assino?

Unknown disse...

mto certo isso... eu tb quero assinar!!!!

@snel disse...

Fagner, muito bom o texto. Tá na hora de implodirem o futebol do Rio, duma vez por todas. Acho que quem ganhará nessa queda de braço vai ser o C13. Os "grandes" do Rio, apesar de ao lado da Globo, são pequenos comparados a Grêmio, tradicional adversário, santos, palmeiras, cruzeiro, atléticos e coxa. Sem contar os outros...

É bom a coisa estourar. Mesmo que não tenha nenhum bonzinho nessa história.

Unknown disse...

Barbaridade... sem mais.

Unknown disse...

Perfeita a análise. Os dirigentes que mais endividaram e corroeram os seus clubes (em seu próprio proveito), estão agarrados que nem carrapatos a GLOBO.

@edewes disse...

Quem começou essa bagunça toda foi o Corinthians: tão logo Ronaldo anunciou a aposentadoria, os patrocínios fugiram. De onde tirar dinheiro? Vamos falar com o Koff. O Flamerda fez a merda de contratar o R$ (é assim que eu chamo o R10). Agora ninguém quer botar dinheiro nesse bundão pq ele não ta fazendo nada demais mesmo. De onde tirar dinheiro? Vamos falar com o Sr. Koff. Fluminense, Vasco e Bostafogo são "Maria vai com as outras". São times que só tem a perder se forem a favor da máxima "quem tem mais torcida, tem que ganhar mais". Assim como já declarei confiança ao Renato, sei que Odone também saberá o que fazer nessa hora. De outra forma não teria ficado em POA diante de um jogo de LA.

Unknown disse...

Concordo totalmente contigo. Hora de escolher o lado certo ou em qual não estar. Estou prevendo o futuro e vendo o Odone quebrando os grilhões, apoiando Koff, levando o futebol brasileiro ao patamar de NFL,NBA,Liga Inglesa. Virando um Estadista e pensando no Grêmio. Acordei! Desculpe a ironia. Aprecio teu trabalho, mas não confio no Odone. Gostaria de morder minha língua. Abraço
Carlos Eduardo Silva

Menezes disse...

congrats! A fu! DOCARALEO!

Thiago Karan disse...

Escreveu o que muitos sentem. Temos que mostras a fora dos outros. Esta saéda engrandece o C13.
Vamos começar uma campanha para a saida do Rocardo Texeira da CBF #foratexeira.

Chega de palhaçada Traffic/CBF/Globo/Flamengo

G Vermes disse...

Tem minha assinatura.

Gustavo Lutz disse...

Parabéns! Belissimo texto. Concordo com o Minwer, onde eu assino?

Lukito disse...

Onde eu assino².
Soma as dívidas deles, e o restante. Quem deve mais? Quem ganhou mais ?
Realmente está na hora de acabar com essa máfia, bando de mercenáR10s .

Fagner disse...

O mais nojento nisso tudo é que aquela porcaria de taça de bolinhas "ser" do Flamengo é resultado direto do Clube dos 13, que se juntou para fazer a Copa União. Agora, cospem no prato que comeram. Ridículo.

Dewes, tomara que tu tenhas razão. Espero que não só o Grêmio, mas o tradicional adversário, saiam de cima do muro.

Snel, também estou torcendo. Fico do lado do C13 nem que tenha que pagar mensalidade com débito em conta. Passou da hora da CBF largar o brasileiro. Nunca suportei o Teixeira.

Saludos,
Fagner

Gustavo Lutz disse...

Só uma correção: Flamengo e Vasco já ganharam a LA.

Alexandre disse...

Não sei no que vai dar todo esse rolo, mas acho que em nada. Pois os timecos de merda do Rio que estão falidos e encabeçados pelo fla da palhaça Amorim acham que vão fazer o que? Jogar um torneio dos cariocas contra o corintians? Eles que saiam fora, pois assimsobra mais grana para os outros clubes.

Quanto a taça das bolinhas sugiro ao(s) presidente(s) do SPFC e do Fla que retirem todas as bolinhas da taça, dividam-as igualmente e depois enfiem uma a uma no CÚ!

Se não tem o que fazer então que arranjem, pois brigar por causa de uma taça de merda é demais!

Fagner disse...

Bem lembrado, Gustavo. E doze títulos estão na mão dos outros (Grêmio, Inter, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Santos). Atualizado no texto.

Saludos,
Fagner

Fagner disse...

Urso, também não sou fã do Odone, e também quero morder a língua. Mas ele tem que falar alguma coisa. É a hora.

Saludos,
Fagner

Ezequiel disse...

Odone foi chefe da delegação da CBF no amistoso contra a França.

Lamento muito, mas acho que ele vai ficar do lado da CBF.

Eduardo disse...

Seria ótimo sair um pouco das mãos da Globo, e é por isso que o corinthians e o flamengo cairam fora, a Globo sempre os favoreceu. Mas por um lado há de se pensar, será que a globo aceitaria comprar a parte fechada sem a TV aberta? Não se esqueçam de que é a Globo que tem a SporTV, PFC e teoricamente RBS. A Record não tem estrutura nenhuma para isso, e não será em 1 ano que eles montaram algo que preste.

Outra coisa muito interessante que eu li e acho coerente.
A Record ( só a Record, [TELEVISÃO]) não tem metade do poder aqueisitivo da Globo, principalmente tratando de renda publicitária. Acho que isso seria uma grande jogada deles para poder lavar descaradamente o dinheiro da Universal. E eu não quero o futebol ligado a mais um tipo de corrupção escancarada.
Não tenho nada contra religião de ninguem, muito menos quero criar um debate religioso, não me enterpretem mal.
Sinceramente, bom seria se a Band pudesse comprar esse pacote, ou até mesmo o Esporte Interativo.

Fagner disse...

O Eduardo, e a Globo, por acaso, não lava dinheiro? Além da forte grana ilícita que também rola por lá, uma das coisas que forra o bolso da Globo é a Skol (Ambev) largando uma banana em cada comercial do futebol. Se a Record tem metade do poder aquisitivo da Globo, um dos motivos é justamente esses monopólios que ela tem que já vão começar a ser quebrados à partir das Olimpíadas de Londres - 2012.

A estrutura é suficiente tanto na Globo, quanto na Record, quanto na Bandeirantes. E não esqueça que não é só aí que está a coisa: a ESPN também está de olho, dizem que a FOX e os veículos de iternet (UOL, Terra). Ou seja, não é negócio apenas de conseguir dar sinal em Jijoca de Jericoacoara (que por sinal é cheia de anteninha da SKY), é liberar o mercado em diversas mídias que são ridiculamente subutilizadas pela Globo para manter o predomínio da televisão.

Saludos,
Fagner

Eduardo disse...

Fagner, que a globo lava dinheiro é chover no molhado também, nem caridade eles fazem sem ganhar algo em cima (criança esperança).
Eu não sabia que a ESPN e a FOX estavam na briga, aí sim eu boto fé, duas empresas muito bem estruturadas, seria um sonho realizado acabar com esse monopólio da Globo.
PS: Pelo visto o C13 está voltando a ser de 13 clubes mesmo...