quarta-feira, 4 de maio de 2011

Carta pros 18

Prezados,

Aqui quem escreve é um gremista que, como qualquer outro, sonha com a conquista do tricampeonato da América. Na verdade, esse sonho vem de muito tempo. Mais precisamente, desde a noite de 30 de agosto de 1995. Talvez os que tem perto de 30 anos lembrem, mas muitos de vocês eram jovens demais pra ter na memória algum resquício dessa noite, que foi inesquecível para qualquer gremista.

Vocês já devem saber do que falo por ter feito a relação entre o ano de 95 e o 2º título da Libertadores da América do Grêmio. Pois bem, desde o empate com o Nacional em Medellín já se passaram 16 anos, quase a idade do mais jovem de vocês.

Imaginem como é para um torcedor ficar tanto tempo sem o título que mais cobiça. É mais que uma vida, é uma eternidade. Agora reparem numa coisa: muitos dos gremistas que estão ali, apoiando vocês, não sentiram o gostinho que tem levantar uma Copa e somente sonham com esse dia.

Do mesmo jeito que um dia cada um de vocês sonhou virar jogador de futebol. Agora, depois de realizarem esse sonho, vocês tem outros, né? Ganhar uma boa grana e ajudar os familiares, ter um carro do ano, ser reconhecido na rua, conquistar títulos, entrar pra história do futebol e por aí vai.

Então lhes pergunto: vocês ainda sonham conquistar essa Libertadores?

Eu sim.

Sonho em contar pros meus filhos como o time do Grêmio, sem atletas suficientes pra completar o banco de reservas, reverteu uma das maiores adversidades da sua história e arrancou em busca do tricampeonato da América.

Sonho em contar pra eles como o Marcelo Grohe crescia em decisões e foi decisivo nessa conquista.

Em contar que aquele rosto no trapo atrás da goleira é do guri que um dia chamaram de fujão.

Sonho ver meus netos brincarando de ser Rodolfo e Rafael Marques na zaga do time da rua.

Sonho com Bom Princípio e Erechim decretando feriado municipal para seus ilustres gremistas.

Sonho com pedidos públicos de desculpas de todos aqueles que criticaram o Gílson.

Em sorrir cada vez que lembrar como o Fernando deu a volta por cima, virando exemplo pra centenas de guris da base gremista.

Sonho reunir os amigos pra lembrar e brindar cada lance genial do Douglas e do Leandro.

Sonho ver torcedores tatuados com o rosto de um gringo que diziam ser tímido mas que virava leão dentro de campo.

Sonho apontar pro pôster no memorial e lembrar como Vílson, Maylson e Lins foram fundamentais num jogo que todos davam como perdido.

Em visitar Viçosa só pra conhecer a estátua dedicada a Luiz Severo Junior.

Sonho também em ter duas datas pra brindar o dia de Saint Portaluppi.

Só que sonhar sozinho não adianta. Vocês precisam sonhar com isso também.

Mais até: Vocês precisam querer.

Vocês precisam acreditar nisso.

Eu sonho.

Eu quero.

Eu acredito em vocês.

E vocês?



*Email enviado pra ser apresentado aos jogadores antes do jogo de hoje. Se foi usado, provavelmente não saberemos.

15 comentários:

j_ricardo_b disse...

Que texto Minwer,deu até arrepios... DALHE GRÊMIO

Marco Oliveira disse...

impossível deixar de se emocionar. se tiver algum "machão" de plantão que lembrou como foi nas decisões e na final em tóquio e não teve um nó na garganta, não é gremista.

avante!

coparemos!

j_ricardo_b disse...

Que baita texto Minwer... QUEREMOS A COPA

Unknown disse...

Simplesmente EMOCIONANTE!
Me vejo entre lágrimas terminando esse email.. Semana passada, mandei milhões de emails com conteudos semelhantes, com a gana de sentir o TRI nas mãos, o pulsar da adrenalina em cada gol, na hora da taça.. Espero que cada um deles que estão nos representando em campo ao menos sintam as vibrações e devoções de todos nós TRIcolores que acreditamos neles, que confiamos neles, que estamos todos nas mãos DELES!
E que "Ele" nos dê uma ajuda, afinal, se "Ele está reservando algo melhor para nós" que seja ESSE O MELHOR, QUE SEJA O TRIMELHOR, QUE TODOS QUEREM!!

GRÊMIO, ESTAMOS CONTIGO! E agora, queremos que você(s) esteja conosco.
"FORÇA E RAÇA, TEMOS QUE GANHAR"

PRA CIMAAAAAAA DELEEEESSS!!!! `x´

Unknown disse...

Perfeito o texto...

VAMOS GRÊMIO VAMOS VENCER!




Maninho

Guimmy Testa disse...

Eu sonho!
Eu acredito!
Eu quero!

Guimmy Testa disse...

Eu sonho!
Eu acredito!
Eu quero!

PiTicia =] ... disse...

Eu Acredito, eu quero e nós conseguiremos juntos...
Pois eu tive o prazer de ver meu Grêmio ser campeão da libertadores e certamente verei novamente, porque é nos momentos tortuosos que o time cresce e mostra pro mundo porque é chamado de Imortal.

ElisTricolor disse...

É isso aí, amigo Gremista. Esse também é o meu sonho e de milhares de outros torcedores. Mas precisa ser o MAIOR sonho da vida daqueles que entrarão em campo hoje. Espero realmente que eles possam ouvir essas palavras daqui a pouco e usá-las como inspiração. Eu nem me lembro daquele título em 95, só lembro que na inocência dos meus 5 aninhos, eu achava que o Jardel e o Paulo Nunes eram os melhores jogadores do mundo, e o Danrlei até hoje tenho certeza que era mesmo...
IRMÃOS TRICOLORES, QUE NUNCA PERCAMOS A NOSSA FÉ, POIS SEM ELA JAMAIS PODEREMOS NOS CONSIDERAR GREMISTAS!
FORZA, GRÊMIO, HEY!

Mano disse...

Lindo texto, parabéns! E hoje, PASSAREMOS!

Anônimo disse...

Caralho, que texto FODA.
Sério mesmo, ele TEM de ser lido pelos jogadores, pouco provável, mas se isso acontecesse, tenho certeza de que eles entrariam pensando "Eu vou fazer história neste clube, o TRI está próximo".
Parabéns, Minwer.

Ah, foi você mesmo que escreveu??

Jeferson Thomas disse...

Li o texto ainda no smartphone saindo do treino de jiu-jitsu, aquela coisa máscula e insensível. E me vi chorando igual, com vontade de ir agora pro estádio chutar a canela desses condorinhanos quaisquer. Parabéns.

Grégori disse...

Eu tenho 13 anos vou fazer 14 esse ano...Mas mesmo assim, apenas olhando os videos no you tube das decsoes da libertadores de 83 e 95 e do mundial, ganho um nó na garganta olhando os gols do grande Portaluppi

Lalah disse...

Tinha apenas 5 anos de idade quando conquistamos pela segunda vez a Libertadores, mas lembro como se fosse hoje de meu avô e pai, hoje já falecidos, comemorando essa vitória.
Quero viver o que eles viveram, quero ver meu amado tricolor ser imaortal mais uma vez,

QUEREMOS A COPA!

BELO TEXTO COMPANHEIRO!

CKO disse...

Belo texto, mas pelo visto os jogadores não o leram.