domingo, 26 de junho de 2011

#prontofalei

A minha paciência com o Renato tá acabando. O aproveitamento dele esse ano é ridículo. Entregou o Gaúchão de bandeja no Grenada decisivo do segundo turno. Depois a Libertadores com aquelas escalações absurdas.
Pelo jeito ainda não foi suficiente. É visível que o Renato está totalmente perdido. Não tem convicção de nada, não sabe o que fazer. A cada jogo é um esquema diferente. Hoje foi mais um caso. Ele tinha tanta convicção no esquema 3-6-1 que foi só aparecer a lesão do Marquinhos pra ele aproveitar e mudar, colocando mais um atacante ainda aos 20 do primeiro tempo.
A insistência em verdadeiras feridas futebolísticas como o Lins é irritante. Canta de galo em entrevistas, falando sobre contratações mas o que ele trouxe de bom até agora?
Se bem me lembro, a única equipe decente que vencemos esse ano foram os coco-irmãos. É só aparecer um time melhorzinho que a gente apanha.
Aí fica a desculpa que o grupo é ruim, coisa e tal. Claro que o grupo não é lá essas coisas, mas pelo menos podíamos jogar com os menos ruins e definir um único esquema.
Tem-se feito piada com as explosões do Renato na beira do Gramado. Torcida acha bonito. Mas não tem nada de glorioso nisso. O Renato comanda o time, ele escala, ele monta o esquema, ele motiva. O que acontece na cabeça de um jogador quando as coisas não dão certo e ele olha pro técnico tentando saber o que fazer e vê ele destruindo um celular no chão? Esse destempero é muito normal pra um torcedor, que paga ingresso, e não pra quem é pago(e muito bem pago) para organizar, pra ser o maestro do time.
Não quero dizer com isso que o Renato não serve mais pro Grêmio, nunca gostei dessa solução fácil de demitir o técnico. Fiz toda essa crítica a ele, pra puxar um outro assunto que pra mim tem tudo a ver com o baixo rendimento do Renato e que é muito mais sério: a postura da torcida.
A postura da torcida do Grêmio tem sido irreconhecível. A gratidão ao ídolo por tudo que ele fez no passado está afundando o Grêmio. O Renato pode fazer qualquer merda que a grande maioria da torcida aplaude. Onde está a cobrança, a vontade de vencer da nossa torcida?
Essa fé cega tem me incomodado muito. Toda vez que critico ele pelo twitter perco seguidores. Todas as vezes que critiquei ele aqui no blog tive as piores avaliações. Mas o engraçado é que nunca fui criticado, na verdade, a maioria me condena em silêncio, como se eu os tivesse magoado quando critiquei o Renato. Na verdade, quando falo mal dele em conversas de bar, sempre tem alguém que olha pra mim e diz: - Ah, eu gosto do Renato!
Eu também gosto, admiro pelo jogador que foi, pelas conquistas que nos deu e também pelo trabalho como técnico que fez no ano passado. Mas tudo isso não apaga a péssima campanha desse ano. São assuntos diferentes, que devem ser tratados de forma diferente.
O Renato pode e deve ser cobrado pelos seus erros. Enquanto ele estiver deitado em berço esplêndido acima do bem e do mal não vai crescer, não vai buscar a superação. Vocês tem acompanhado o Renato cobrando com veemência a direção por mais contratações. Certo ele. Precisamos, nós torcedores ter a mesma postura do Renato e cobrar com veemência dele melhores apresentações da nossa equipe.
#prontofalei

19 comentários:

bjbarreto disse...

Lamentável. Criticar o Renato, quando dão pra ele atacantes como Lins, Viçosa e Roberson pra escalar hoje. Volantes como W. Magrão e Fernando. Essa torcida do Grêmio tem o time que MERECE! O ídolo a gente abraça até no momento difícil, na hora ruim! A pior frase do teu texto foi: "A gratidão ao ídolo por tudo que ele fez no passado está afundando o Grêmio". Não é isto que está afundando o Grêmio, pelo amor de Deus!

Anônimo disse...

Lins e Viçosa foram contratações pedidas pelo Renato

CristianoBedin disse...

Pra mim,
um primor de texto.
Um abraço.

Jairo Antonio disse...

Me desculpe bjbarreto, mas posturas assim, tão conformistas e apegadas a ídolos do passado ajudam a manter o Grêmio na naba em que está há dez anos. A direção é péssima, mas não deve impor ..... digamos assim.... "lins" pra anular uma das 11 vagas; "rafa marques" pra barrar Saimon. Tem momentos-limite; e o do Renato chegou. Isso não tira os méridos do passado e o ídolo que foi (é) como jogador. As mudanças, mesmo não sendo milagrosas, mexem com os brios, todos jogadores ficam "zerados" e tem que mostrar serviço pro novo chefe. É mais que hora de mudar, pra salvar o Grêmio, que vem antes do que o Renato e do que Odone e AVM. Salvemos o Grêmio! (Jair)

Arthur disse...

Achei algumas críticas corretas, mas sobre o jogo de hoje pode-se dizer algumas coisas:
- perdemos uns 3 gols feitos (fernando, w. magrão e lins) quando ainda tava 0x0
- tivemos um expulso e logo em seguida tomamos o gol
- a zaga foi de uma moleza incrível no 2º gol do Bota

isso é culpa do Renato?

Entendo as críticas quanto a escalação e escolha de alguns jogadores, mas não acho que o Renato tenha sido o culpado pela derrota de hoje.

Emo Old School disse...

O Renato queimo o Saimon tirando ele do time.
Monta esquemas absurdos e decha o Lucio em campo mesmo jogando nada só porque n ão gosta do Escudero.
Acho que esta na hora de acontecer algo no Grêmio, e uma das coisas que pod acontecer é a mudança do comando tecnico do time.

Fabio Christofoli disse...

"Achei algumas críticas corretas, mas sobre o jogo de hoje pode-se dizer algumas coisas:
- perdemos uns 3 gols feitos (fernando, w. magrão e lins) quando ainda tava 0x0
- tivemos um expulso e logo em seguida tomamos o gol
- a zaga foi de uma moleza incrível no 2º gol do Bota

isso é culpa do Renato?"


É! É! Isso é culpa do Renato.

Explico:

- perdemos uns 3 gols feitos (fernando, w. magrão e lins) quando ainda tava 0x0

CULPA DO RENATO: Escalar jogadores sem poder ofensivo. E nem pense em gritar "MAS É O QUE ELE TINHA". Não mesmo. Ele tinha um Escudero no banco, que não é uma maravilha, mas é muito melhor que a UVA do Lúcio no meio... Ele insiste no Lins, quando podia ter começado com qualquer outro...


- tivemos um expulso e logo em seguida tomamos o gol

CULPA DO RENATO: Douglas. A culpa do Renato não é colocar o Douglas. Isso tá certo, não tem ninguém melhor que o Douglas, fato. O problema é que o Douglas se acha CRAQUE, e não é. Ele tenta gracinhas e entrega várias e várias bolas. O contra-ataque que teve que ser parado pelo Fernando com falta, começou num erro RIDÍCULO de passe do Douglas. Ele errou e ficou parado, nem tentou atrapalhar quem ficou com a bola... Culpa do Renato sim, que diz bem alto que o Douglas é craque e precisa de bolinha no pé...

- a zaga foi de uma moleza incrível no 2º gol do Bota

CULPA DO RENATO: Essa é a mais fácil. Ele não sabe posicionar a defesa. A defesa do Grêmio corre muito mais do que qualquer defesa, pois precisa tapar os buracos que deixa. HÁ MESES o Grêmio leva gols ridículos, fruto do mal posicionamento da zaga...

Anônimo disse...

3-6-1 + Lins = Botafogo 2x1 Grêmio
Não querendo botar culpa no Renato e no Lins, mas não dá.

Agora esta declaração é uma falta de respeito aos torcedores " A campanha do Grêmio é muito boa. Praticamente cinquenta por cento da nossa força está fora de combate, os que foram contratados e outros no departamento médico. Estamos, entre aspas, tranquilos, pois daqui a algumas rodadas teremos força muito grande – disse o treinador gremista."

Fagner disse...

Scotta, não sei o que tu entende como "cobrar com veemencia dele", mas isso não me cheira bem. Não pelo que tu disse, mas pelo que pode ocasionar. Se vaia arrumasse alguma coisa, o Roth não saía do Grêmio. A coisa deveria ser uma conversa forte e cobrança da direção. A não ser que eles achem que letrinha em rádio é conversa decente (para não dizer outra coisa...).

Ele já está sendo bastante cobrado, mas não pelas coisas certas. Essa semana, provavelmente a pressão aumenta porque, por mais ridículo que possa parecer, os rosados nos passaram, e isso vai apertar no Olímpico. Vamos ver o que acontece.

Saludos,
Fagner

Davi disse...

Perfeito! Sem mais!
Já havia dito sobre o Renato e uma futura volta do Felipão (quando ele tava por baixo no PALMEIRAS).
Me criticaram aqui dizendo que o Felipão era ex-treinador e tinha tomado 6 do COXA.
Nosso TÉCNICO-ÍDOLO tá afundando nosso time!
Texto Perfeito. Disse tudo que eu penso!

AbraçoO

Davi disse...

Perfeito! Sem mais!
Já havia dito sobre o Renato e uma futura volta do Felipão (quando ele tava por baixo no PALMEIRAS).
Me criticaram aqui dizendo que o Felipão era ex-treinador e tinha tomado 6 do COXA.
Nosso TÉCNICO-ÍDOLO tá afundando nosso time!
Texto Perfeito. Disse tudo que eu penso!

AbraçoO

Daniela Kern disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cara Palida disse...

UFA! Até que enfim!
O comentário está "só 6 meses atrasado"!
Já vi o Burroth (olha só a comparação!) fazer campanha muuuuuito melhor (afinal 11 pontos na frente do segundo é muito melhor, não é?) com elenco bem pior que o que temos!
Aaaaa depois não levamos. Bem ai sim faltou vestiário.

Tchau Renato! O firo chegou!

Abraços,
CP!

addy disse...

Grande texto, infelizmente você está 100% correto.
Não tem como segurar mais esse rojão, toda a torcida do Grêmio tem uma gratidão com o Renato, mas mesmo assim tem que haver a cobrança, não tem como apoiar um cara que está acima do bem e do mal no estádio olímpico, o cara cobra reforços, mas coloca o Saimon no banco, coloca lins pra jogar, tendo escudero no banco.Chega, o renato não respeita a hierarquia de um clube e isso reflete no campo, afinal o se o Douglas não precisa marcar e só joga com bola no pé, e o renato concorda, os jogadores nao tem respeito pela direção.
CHEGA DE INVENÇÕES CAGADAS E BRUXISMO NO NOSSO GRÊMIO.
Saudações a todos.

Cara Palida disse...

Sandro,

esqueci de comentar: dá calafrios ver a torcida pedindo Cuca!
VTNC! Será que eles não sabem a história desse "frouxo" como treinador no Grêmio???
Eu me lembro da frase que esse canalha disse numa entrevista pra abandonar o Grêmio no fatídico ano de 2004 (basta fazer um search "Cuca_(treinador_de_futebol)") deixando a bomba no colo do Claudião!

Que deus me livre desse canalha! e de quebra possa me livrar do Adilson tbm!

Abr.,
CP!

Alex Breansini disse...

Ganha você um jogo, tendo como opçoes o LINS e o VIÇOSA.

Falar é facil...vai la você montar o time. Vai?

Escale quem você quiser do elenco DISPONIVEL do Grêmio, hoje...e analise os numeros, de gols feitos na carreira...

Lucio e Gabriel...um gol na vida, um na morte.(E o da vida, geralmente de penalti)
Fernando...nunca fará gol.
Magrao...se não fez aquele sozinho, contra o Botafogo, não faz mais.
Douglas e Marquinhos...Um gol por ano, cada um. E não foi dessa vez.
Lins e Viçosa...os numeros falam por mim.

A nossa unica esperança de gols, esta em Mario Fernandes, Neuton e Rafael Marques, de cabeça em um cruzamento.
Dai o Douglas cruza todas as bolas por baixo...nas canelas dos zagueiros. Ai tem jeito?

Não da cara...eu entendo sua indignaçao e sua redirecionaçao do problema ao Renato.
Mas um time que entra, no papel, sem perspectivas de acerto...so pode errar.

NÃO TEM ELENCO.

Coloque o Muricy, Felipão, Mano Menesses...ou ate o Guardiola...
Com esse time....

NÃO VAI.

Leonardo Hillebrand disse...

Só uma correção, o Lins foi contratado pelo AVM para o grupo, não foi pedido do Renato. A contratação do Viçosa não foi para ele ser titular do Grêmio e a solução de todos os problemas assim que chegasse, mas sim jogador de grupo para ser lapidado já que é sim um bom jogador mas que não está pronto. Agora, foi o Renato que perdeu o Jonas? Foi o Renato que mandou o Borges embora? Foi o Renato que não contratou NENHUM atacante para a Libertadores? O Renato erra não escalando o Escudero ou o Marquinhos no meio, acredito que sim, principalmente não colocando o Lúcio na lateral como acho que deveria, mas isso é opinião minha de quem não tá lá vendo o treinamento no dia a dia. As mudanças de esquema são normais quando te faltam peças, neste caso atacantes. Então só vou pedir a cabeça do Renato a partir da segunda rodada que ele já contar com os reforços e o time não estiver rendendo. Do contrário acho que é crise infundada gerada pela imprensa vermelha e infelizmente comprada por grande parte da torcida. E não me venham com essa história de torcedor que só enxerga o ídolo Renato, isso é balela, pq se me disserem que saindo o Renato, vem o Muricy, o Mano ou o Felipão eu troco na hora e pago o troco. Mas se for para vir Cuca, Adilson, Aguirre, ou qualquer outro, deixa o Renato.

Anônimo disse...

Leonardo, ninguém aqui está pedindo a cabeça do Renato. Estou reinvindicando o direito de criticá-lo. Sim apenas criticá-lo, pq desde que o Renato chegou, criticar o técnico é algo proibido. Tu já viu que nada no Grêmio presta, menos o Renato? A direção é uma bosta o plantel é ruim, Nunca tinha visto na minha vida alguém tão blindado pela torcida. Por isso volto a afirmar que todo o torcedor tem sim o direito de criticá-lo e de criticar a direção e o plantel. Ou então não criticamos ninguém mais.

Arthur disse...

Lins quem contratou foi a direcao (Odone, AVM)

Vicosa foi contratado pela direcao passada, o proprio Duda falou que era uma aposta da direcao, pois acharam que o guri tinha potencial (eu ainda acredito que tenha)