segunda-feira, 11 de julho de 2011

Douglas não precisa marcar

Contestado e endeusado ao mesmo tempo, Douglas é um daqueles jogadores raros no mercado nacional. Sua qualidade técnica e clarividência das jogadas é unanimidade (o segundo gol, ontem, foi 50% dele). Ao mesmo tempo, sua desatenção em alguns momentos beira o desleixo e gera muitos contra-ataques (fator este que o deixou de fora, inclusive, da Seleção Brasileira).

Deus ou diabo, Douglas é o desafio de todos os técnicos. Capaz de mudar a partida em 3 ou 4 bolas inspiradas, é impossível de ser colocado na reserva. Ao mesmo tempo, por vezes seu rendimento não justifica a escalação. Encontrar este equilibrio vem sendo a tônica do Grêmio desde que Douglas chegou das arábias.

Eu já vou logo falando: o meu time do Grêmio é Douglas + 10. E parece que o nosso Batatinha pensa a mesma coisa.

No tempo do Renato, a saída encontrada pra proteger os erros de Douglas foi Lúcio no meio de campo. Uma invencionisse que deu certo. Agora, Julinho Camargo usa outra alternativa, que é da posição e vem mostrando um enorme papel tático: ESCUDERO.


Foto do Ducker - @Ducker_Gremio

Agudo com a bola nos pés, o argentino usa toda a sua velocidade para recompor o meio de campo quando o Grêmio perde a bola. Deste jeito, impede os avanços pela esquerda do campo. Outro que também usa sua velocidade pra recompor o meio é o garoto Leandro. Com ele e Escudero usando a velocidade, a recomposição do time fica mais dinâmica. E esta é a chave pra ter Douglas no time (além, claro, do paredão de respeito formado pelo GSilva e Rocka).

Talentoso, quase todas as bolas passam por seu pé no ataque gremista. E, muitas delas, jogando de costas pra marcação. Pelo volume de jogadas, é até natural que ele perca algumas bolas. Cabe ao técnico proteger estes avanços e equívocos do seu principal articulador. Com Escudero (principalmente) e Leandro recompondo o setor com velocidade, aquelas bolas irritantes que o Douglas perde passam a ser melhor neutralizadas. Importante: ele perde muitas bolas porque arrisca muitas bolas. E este é o segredo que pode desequilibrar uma partida em nosso favor.

Por isso eu defendo a tese de que Douglas não precisa marcar. Mas pra isso, é preciso que outros marquem. E isso o Batatinha, pelo jeito, está conseguindo implantar na cabeça do resto do time.

Nenhum comentário: