quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Carta aberta a direção gremista

Sr. Pres. Paulo Odone,

Ontem fiquei me debatendo na cama, pensando, devaneando e tudo o mais... devo ter ido dormir pelas 4h da manhã, tamanha POLVOROSA que se encontrava a minha mente, isso sem ter nada de álcool ou outro aditivo psicotrópico herbal... Retrocedemos, amigos! Viramos eles dos anos 90... Precisamos baixar a cabeça e trabalhar, lamber nossas feridas. Praticamente recomeçar o clube.

E acho que a solução é simples, mas vai ser dolorosa de implementar. 

Comecemos pela Arena, que é o nosso ELDORADO ali adiante. Não tenho dúvidas que ela representará um novo marco pro clube, que sequer consigo mensurar neste momento. Mas tenho certeza que tiraremos um enorme proveito. Porém, o mais importante aspecto disso tudo é:

Que Grêmio vai ocupar essa nova casa?

É o Grêmio que tem planejamento estratégico afinado, gestão de primeiro mundo e capacitada, um departamento de marketing estruturado e capaz de satisfazer o clube e os torcedores com ações pertinentes e criativas, que tem um departamento de futebol estruturado, inteligente e ágil, com olheiros espalhados pela américa do sul inteira, e que contrata com maestria e inteligência? É o Grêmio forte que vende caro suas derrotas, amedronta o adversário, se impõem onde quer que seja, joga de igual com todos os grandes?

Ou é o Grêmio que tem sua diretoria formada por pessoas incapazes e escolhidas por critério político, que tem um planejamento estratégico pra enfeite, um departamento de marketing deficitário, um Grêmio que trata o seu torcedor como gado e não como cliente, é o Grêmio que está no terceiro técnico num ano e pagando uma folha astronômica, com jogadores descompromissados que troteiam em campo? O Grêmio que é usado por outros pra catapulta política e visibilidade pros negócios?

Isso é o ponto mais nevrálgico. O que queremos do Grêmio?

Penso que temos que reorganizar o clube e traçar metas. Queremos virar referência em clube de futebol do novo milênio. Precisamos estabelecer prazos e objetivos, tudo ancorado em um projeto de clube. Precisamos voltar a erguer taças e fazer alarde disso. Comecemos retomando a hegemonia estadual, depois Copa do Brasil (sempre o melhor atalho pra Libertadores e consequentemente o que melhor premia um planejamento posterior pra essa competição), Libertadores, Brasileirão, Mundial, Sulamericana. Tudo. Mas tudo mesmo. 

Precisamos de gestão profissional e de profissionais na gestão, em todas as áreas. Não mais ao amadorismo, ao meio expediente no Olímpico, ao conchavo e a indicação por amizade e coleguismo. Se queremos ser sérios, precisamos tratar tudo com seriedade.

Enfim.

Confesso, amigos, que estou decepcionado. Triste e pessimista.

Porém, é nos momentos de tristeza que conseguimos reunir forças pra ir em frente. E PRECISAMOS ir em frente. Precisamos mudar! E pra ontem!

Adriano Alexandre Snel Scherer
Conselheiro do Grêmio  Football Portoalegrense

2 comentários:

eduardo disse...

Snel, belo texto, mas parece que você usou uma fonte em preto e não apareceu nada com o fundo também em preto. Tive que selecionar todo o texto pra aparecer algo (pode ser problema no meu navegador, mas os demais textos apareceram).

Esse ano tá muito complicado, até uma vitória no GRENADA pode ser perigosa, já que vai ser escancaradamente usada para mascarar o cheiro de m3rd4 que tem no ar...

Só tá restando a última medida: a cabeça do Odone e um bota-fora pra metade do time.

IvandeGrêmio disse...

concordo em tudo....
e outra coisa, esqueçamos o passado glorioso, daqui por diante tem de ser como nos primórdios do futebol, copar um titulo como se fosse o primeiro, com sangue nos olhos.
Não te mixa GRÊMIO, aguante !!!