sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dilema pro Grenada

Trecho copiado e colado na maior cara-dura do texto do Sérgio Xavier (editor-chefe da Placar e gremista) no Debate Blog.
Agora, o dilema gremista. Escalar uma equipe titular ou reserva para o clássico? Se é jogo de sobrevivência na competição, o instinto mandaria botar o time principal. O que o torcedor fanático mais quer é vencer o Inter em sua casa e botar água no chope colorado em meio aos festejos. O gremista não suporta mais perder para os colorados. A imprensa gaúcha, até por instinto de auto-preservação profissional, clama por titulares. Afinal, não quer esvaziar um evento esportivo que pode ser verdadeiramente gigante.

Do ponto de vida estratégico, é uma insanidade escalar a equipe titular. O Grêmio tem pouquíssimo a ganhar e tudo a perder. Aí é preciso uma análise de risco. O Grêmio pega o fraco Aurora na terça-feira pela Libertadores. Precisa ganhar para aliviar a vida e praticamente se classificar. Os bolivianos são ruins mesmo, mas os gremistas são bons na arte de perder gols. A partida só ficará fácil após o primeiro gol. Quem garante que a bola entrará?

Se perder de pouco ou de muito no Grenal (a lógica prevê vitória colorada), como ficará a motivação tricolor para o resto do semestre? Mesmo a hipótese da vitória tem suas desvantagens. O Grêmio estraga a festa do Inter, os torcedores comemoram.
E daí? O que isso muda na vida dos adversários da Libertadores?

...O Grêmio iria para a semifinal do segundo turno tendo que enfiar mais quatro datas em seu calendário apertado do semestre. Teria que jogar no interior, ônus por ter acabado em quarto no turno. E teria que decidir, mais uma vez, no Beira-Rio a final do Gaúcho (isso se vencer semifinal e final do turno).

Será que consegue tudo isso? Será que vale a pena? Não é melhor botar os reservas no Grenal e desistir da encrenca? Para muitos, o nome disso é covardia. Faz mesmo sentido. Nem tentar vencer com medo de perder é uma atitude covarde. Em guerras, muitas baixas se fazem da valentia da tropa. Estrategistas importantes já entregaram batalhas para vencer a guerra. Mas, para tomar a decisão correta, o Grêmio precisa decidir antes: a aldeia ou o mundo?

14 comentários:

Lucas Goulart Ferreira disse...

Nossa, que baita texto. Confesso que estou confuso perante tal dúvida, mas não discordo uma única palavra.
Dá-lhe Grêmio, nunca nos matarão. Venceremos...

Anônimo disse...

Tenho me contido desde ontem para não chutar tudo o que vejo pelo caminho, mas parece que o Juarez realmente tá tirando 2009 pra nos sacanear.
Mas vamos ser realistas: na conjuntura atual, analisando somente números e retrospecto, com o time titular temos 30%, talvez 35% de chances de ganhar dos símios lá no aterro (que vai estar lotado de primatas)... com o time reserva temos 10, talvez 12%???? Mais ou menos isso??? A diferença, na prática, quase não existe, mas é claro, estamos falando do Grêmio que, além de perder gols, também sabe transformar adversidades em motivação.
Mas me apavora a idéia de perder outro clássico... quero ganhar, de uma vez por todas.
Mas no fim, quem vai decidir tudo é o Juarez... então, tudo é possível, e provavelmente, desastroso.
Dias de trevas estamos atravessando.

Matias Leidemer disse...

Os dois! Chega de atitude de cagão!

Strenght In Numbers disse...

Entendi bem o esse texto sugere que o Grêmio entregue o Grenal só pra folgar na Libertadores???

Que coisa mais absurda isso. Como alguém sequer pode pensar nisso? O jogo de terça é contra o Aurora, a classificação na Libertadores tá encaminhada, não faz sentido isso.

O time tem que jogar. Em 95, 96 com o Felipão o Grêmio jogou quase 100 jogos em uma ano e mais, teve jogadores que jogaram umas 80 partidas o ano inteiro.

Vergonha não poder jogar na quinta e na terça. Vamo combina, são pagos pra isso, tem que fazer valer o investimento. De que adianta contratar se não jogam?

Revejam os seus conceitos e parem de fazem campanha pró-Roth e pró-direção a todo instante, mesmo quando de fato eles erraram e feio no planejamento.

Já encheu o saco essa papinho de que o que importa é a Libertadores. Importa é ser campeão, de todos os campeonatos que disputar. Quanto mais títulos melhor. Chega de ficar pra trás.

Menezes disse...

eu tava esperando um posto do tipo "VAMO COM OS JUNIORES, FODA-SE O GAUCHAO" vindo do Adriano ou do Minwer. Mas esse aí tá mais do que bom.

:D

E o Aurora hein?!
Engraçado isso, a imprensa não fala lhufas de La Copa, só querem falar do aldeião.

Fagner disse...

Ao Lucas: o Grêmio ganhou o gauchão de 2005 com Sílvio no gol, André Vieria em todas as posições (jogou de zagueiro até centro-avante), Nildo na frente, Vagner Mancini, Gelson, Marco Antônio na lateral direita, Luciano na defesa... o Banguzinho, que reforçado com 5 titulares (veja bem, apenas 5) bateu os moranguinhos por 2x1 na final. Então, o Gauchão veio de brinde. Eu mesmo nem vi a final, de tão interessado que estava. Se a direção botar os juniores, não estou nem aí.

O único problema é que, perdendo, a pressão da imprensa vermelha e dos "torcedores de internet" (aqueles que preferem se manifestar conforme a opinião dos anteriormente citados) vai ser muito pesada. Muito mais do que já está. E, pela primeira vez no ano, tenho medo que percamos o treinador no meio da LA - o que seria uma grande cagada. Até por que, para quem não sabe, o Espinosa também quase foi demitido no meio da LA 83 - seria algo inédito ganhar uma copa trocando de técnico.

Saludos,
Fagner

Minwer disse...

Acho que o Fagner quis dizer 1995 e não 2005...

Um por Todos disse...

Cabe dizer que o time reserva levou 4 do Caxias. Levaria quanto no domingo ? Mixto Quente Então ? Tudo isso que estamos passando agora é decorrência de NÃO TER GANHO OS OUTROS 2 GRE-NAIS. Então não tem outra opção a não ser jogar pela vida, que se quebrem, se matem, sangrem, MAS GANHEM. E depois que se recuperem, que mandem contratar mais jogadores. Quem mandou fazer merda de não ganhar os outros GRE-NAIS MAIS FÁCEIS QUE TIVEMOS NOS ÚLTIMOS ANOS. E se perder sem titulares, vão manter o Sexy Roth? Se o Roth for ixperto, vai de mixto ou reserva, vacinado para perder e manter os mais de 200 mil por Mês.
Saudações a todos.

Menezes disse...

Mandou bem, Fagner!

JUNIORES NELES!

@snel disse...

Eu acho que essa merda desse gaúchão já está é com as cartas marcadas pra não estragar o ano dos primatas.

Mas eu também acho que cabe ao Grêmio estragar essa festa.

Bem como acho que ganhar gaúchão não tem nada demais, mas perder é ridículo.

Acho também que deveríamos entrar com os titulares. Pelas razões apresentadas pelo Lucas, acima.

E também acho que se formos com os titulares, nós vamos ganhar. O clima de oba-oba em La Bananera tá grande. Vai ter até banquete amanhã.

Outra coisa que eu acho é que esses jogadores tem que deixar de coitadismo e ter vergonha na cara, mesmo os reservas, que nem mostrar serviço estão.

É o que eu acho.

Unknown disse...

PAU NO CÚ DO SERGIO XAVIER !!!!

EU QUERO O FÍGADO DELES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Márcio C. M. disse...

Titular domingo e misto terça.

fleck disse...

Fagner, em 1995 o Grêmio jogava ruralito, Copa E Copa do Brasil. Poupamos alguns titulares, nao todos, nos jogos do gaúcho. Fomos campeões da américa, gaúcho e vice na copa do brasil. O diferente daquele ano pra esse são dois sobrenomes, Koff e Paixão.

Por um maracanaço no aterro, amanhã, titulares com a celeste em campo.

Saudações tricolores.

San Tell d'Euskadi disse...

Perfeito o texto.

Se eu fosse o Grêmio, iria amanhã de: Grohe; Léo, R. Marques e Thiego; Saimon, Makelelê, Maylson, Orteman e Jadílson; Herrera e Reinaldo.

No banco: Alessandro (goleiro), Thiego, Héverton, Souza, J. César, Jonas e M. López.

Forte retranca, explorando os contra-ataques. E se perdesse, perdeu. Eram apenas os reservas...