Agora, o dilema gremista. Escalar uma equipe titular ou reserva para o clássico? Se é jogo de sobrevivência na competição, o instinto mandaria botar o time principal. O que o torcedor fanático mais quer é vencer o Inter em sua casa e botar água no chope colorado em meio aos festejos. O gremista não suporta mais perder para os colorados. A imprensa gaúcha, até por instinto de auto-preservação profissional, clama por titulares. Afinal, não quer esvaziar um evento esportivo que pode ser verdadeiramente gigante.
Do ponto de vida estratégico, é uma insanidade escalar a equipe titular. O Grêmio tem pouquíssimo a ganhar e tudo a perder. Aí é preciso uma análise de risco. O Grêmio pega o fraco Aurora na terça-feira pela Libertadores. Precisa ganhar para aliviar a vida e praticamente se classificar. Os bolivianos são ruins mesmo, mas os gremistas são bons na arte de perder gols. A partida só ficará fácil após o primeiro gol. Quem garante que a bola entrará?
Se perder de pouco ou de muito no Grenal (a lógica prevê vitória colorada), como ficará a motivação tricolor para o resto do semestre? Mesmo a hipótese da vitória tem suas desvantagens. O Grêmio estraga a festa do Inter, os torcedores comemoram. E daí? O que isso muda na vida dos adversários da Libertadores?
...O Grêmio iria para a semifinal do segundo turno tendo que enfiar mais quatro datas em seu calendário apertado do semestre. Teria que jogar no interior, ônus por ter acabado em quarto no turno. E teria que decidir, mais uma vez, no Beira-Rio a final do Gaúcho (isso se vencer semifinal e final do turno).Será que consegue tudo isso? Será que vale a pena? Não é melhor botar os reservas no Grenal e desistir da encrenca? Para muitos, o nome disso é covardia. Faz mesmo sentido. Nem tentar vencer com medo de perder é uma atitude covarde. Em guerras, muitas baixas se fazem da valentia da tropa. Estrategistas importantes já entregaram batalhas para vencer a guerra. Mas, para tomar a decisão correta, o Grêmio precisa decidir antes: a aldeia ou o mundo?
14 comentários:
Nossa, que baita texto. Confesso que estou confuso perante tal dúvida, mas não discordo uma única palavra.
Dá-lhe Grêmio, nunca nos matarão. Venceremos...
Tenho me contido desde ontem para não chutar tudo o que vejo pelo caminho, mas parece que o Juarez realmente tá tirando 2009 pra nos sacanear.
Mas vamos ser realistas: na conjuntura atual, analisando somente números e retrospecto, com o time titular temos 30%, talvez 35% de chances de ganhar dos símios lá no aterro (que vai estar lotado de primatas)... com o time reserva temos 10, talvez 12%???? Mais ou menos isso??? A diferença, na prática, quase não existe, mas é claro, estamos falando do Grêmio que, além de perder gols, também sabe transformar adversidades em motivação.
Mas me apavora a idéia de perder outro clássico... quero ganhar, de uma vez por todas.
Mas no fim, quem vai decidir tudo é o Juarez... então, tudo é possível, e provavelmente, desastroso.
Dias de trevas estamos atravessando.
Os dois! Chega de atitude de cagão!
Entendi bem o esse texto sugere que o Grêmio entregue o Grenal só pra folgar na Libertadores???
Que coisa mais absurda isso. Como alguém sequer pode pensar nisso? O jogo de terça é contra o Aurora, a classificação na Libertadores tá encaminhada, não faz sentido isso.
O time tem que jogar. Em 95, 96 com o Felipão o Grêmio jogou quase 100 jogos em uma ano e mais, teve jogadores que jogaram umas 80 partidas o ano inteiro.
Vergonha não poder jogar na quinta e na terça. Vamo combina, são pagos pra isso, tem que fazer valer o investimento. De que adianta contratar se não jogam?
Revejam os seus conceitos e parem de fazem campanha pró-Roth e pró-direção a todo instante, mesmo quando de fato eles erraram e feio no planejamento.
Já encheu o saco essa papinho de que o que importa é a Libertadores. Importa é ser campeão, de todos os campeonatos que disputar. Quanto mais títulos melhor. Chega de ficar pra trás.
eu tava esperando um posto do tipo "VAMO COM OS JUNIORES, FODA-SE O GAUCHAO" vindo do Adriano ou do Minwer. Mas esse aí tá mais do que bom.
:D
E o Aurora hein?!
Engraçado isso, a imprensa não fala lhufas de La Copa, só querem falar do aldeião.
Ao Lucas: o Grêmio ganhou o gauchão de 2005 com Sílvio no gol, André Vieria em todas as posições (jogou de zagueiro até centro-avante), Nildo na frente, Vagner Mancini, Gelson, Marco Antônio na lateral direita, Luciano na defesa... o Banguzinho, que reforçado com 5 titulares (veja bem, apenas 5) bateu os moranguinhos por 2x1 na final. Então, o Gauchão veio de brinde. Eu mesmo nem vi a final, de tão interessado que estava. Se a direção botar os juniores, não estou nem aí.
O único problema é que, perdendo, a pressão da imprensa vermelha e dos "torcedores de internet" (aqueles que preferem se manifestar conforme a opinião dos anteriormente citados) vai ser muito pesada. Muito mais do que já está. E, pela primeira vez no ano, tenho medo que percamos o treinador no meio da LA - o que seria uma grande cagada. Até por que, para quem não sabe, o Espinosa também quase foi demitido no meio da LA 83 - seria algo inédito ganhar uma copa trocando de técnico.
Saludos,
Fagner
Acho que o Fagner quis dizer 1995 e não 2005...
Cabe dizer que o time reserva levou 4 do Caxias. Levaria quanto no domingo ? Mixto Quente Então ? Tudo isso que estamos passando agora é decorrência de NÃO TER GANHO OS OUTROS 2 GRE-NAIS. Então não tem outra opção a não ser jogar pela vida, que se quebrem, se matem, sangrem, MAS GANHEM. E depois que se recuperem, que mandem contratar mais jogadores. Quem mandou fazer merda de não ganhar os outros GRE-NAIS MAIS FÁCEIS QUE TIVEMOS NOS ÚLTIMOS ANOS. E se perder sem titulares, vão manter o Sexy Roth? Se o Roth for ixperto, vai de mixto ou reserva, vacinado para perder e manter os mais de 200 mil por Mês.
Saudações a todos.
Mandou bem, Fagner!
JUNIORES NELES!
Eu acho que essa merda desse gaúchão já está é com as cartas marcadas pra não estragar o ano dos primatas.
Mas eu também acho que cabe ao Grêmio estragar essa festa.
Bem como acho que ganhar gaúchão não tem nada demais, mas perder é ridículo.
Acho também que deveríamos entrar com os titulares. Pelas razões apresentadas pelo Lucas, acima.
E também acho que se formos com os titulares, nós vamos ganhar. O clima de oba-oba em La Bananera tá grande. Vai ter até banquete amanhã.
Outra coisa que eu acho é que esses jogadores tem que deixar de coitadismo e ter vergonha na cara, mesmo os reservas, que nem mostrar serviço estão.
É o que eu acho.
PAU NO CÚ DO SERGIO XAVIER !!!!
EU QUERO O FÍGADO DELES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Titular domingo e misto terça.
Fagner, em 1995 o Grêmio jogava ruralito, Copa E Copa do Brasil. Poupamos alguns titulares, nao todos, nos jogos do gaúcho. Fomos campeões da américa, gaúcho e vice na copa do brasil. O diferente daquele ano pra esse são dois sobrenomes, Koff e Paixão.
Por um maracanaço no aterro, amanhã, titulares com a celeste em campo.
Saudações tricolores.
Perfeito o texto.
Se eu fosse o Grêmio, iria amanhã de: Grohe; Léo, R. Marques e Thiego; Saimon, Makelelê, Maylson, Orteman e Jadílson; Herrera e Reinaldo.
No banco: Alessandro (goleiro), Thiego, Héverton, Souza, J. César, Jonas e M. López.
Forte retranca, explorando os contra-ataques. E se perdesse, perdeu. Eram apenas os reservas...
Postar um comentário