segunda-feira, 1 de junho de 2009

Encontro com a Diretoria

Abaixo publico o texto que recebi do meu amigo Sandro Scotta, que se inscreveu para participar de uma das novas ações do departamento marketing do Grêmio. Pra mais informações sobre as ações voltadas para os sócios, entre nesse link [aqui].

Encontro Com a Diretoria – Minha experiência

Participei nesse sábado, 30 de maio, da promoção realizada pela direção do Grêmio que se chama Encontro com a Diretoria.

Essa é uma iniciativa nova do Grêmio que está na quarta edição e que acontecerá semanalmente. Todo o sábado é convidado um membro da diretoria que responde as questões feitas pelos sócios participantes.

Nesse sábado o membro da direção convidado era o Dr. Alberto Guerra, vice-presidente que responde pelo setor jurídico.

Fui o primeiro a chegar, subi pelo elevador até o 2º andar, onde uma recepcionista me esperava. Logo na entrada perguntou meu nome e foi consultá-lo numa lista com outros 59. Confirmada a minha presença, me entregou uma prancheta acrílica com algumas folhas e uma caneta, enquanto dizia: - As perguntas serão feitas apenas por escrito, preciso que você preencha a ficha que está na prancheta, a caneta é sua e a prancheta você me devolve no final.

Sentei-me numa poltrona que ficava na ante-sala do salão nobre e fui analisar o material que haviam me entregado.

Além da ficha cadastral tinha uma ficha para uma pergunta e uma outra para avaliação.

Nesse momento eu já estava bastante decepcionado com o que estava por vir, mas vamos lá.

O ambiente montado lembrava muito uma palestra ou uma entrevista coletiva. Eles lá, nós cá. O pessoal foi chegando, chegando, mas apesar dos sessenta confirmados, acredito que não passássemos de vinte e poucos sócios.

Começa o evento. Logo de início, ao se apresentar, o Dr. Guerra, avisa: - Olha pessoal, nós vamos responder as perguntas por escrito rapidamente, e depois vamos fazer um bate-papo bastante informal, eu vou falar e vocês me interrompam quando para perguntar o que acharem necessário. Vou tentar responder com a maior clareza a todas as questões.

Aí a coisa mudou de figura. Foi quebrado toda aquela pompa desnecessária e realmente o encontro começou.

O Dr. Guerra faz uma breve apresentação da estrutura atual da diretoria Gremista e apresenta o seu departamento, numa pronunciamento de não mais que dez minutos.

Começam as perguntas, na maioria envolvendo a área jurídica, falou-se sobre problemas judiciais, condomínio de credores, Projeto Arena, contrato com a OAS, o dispositivo de solidariedade pela formação de atletas, pirataria, Puma, acessos de sócios à Arena, Copa do Mundo, entre outros assuntos.

Sinceramente, não sei dizer o que mais me surpreendeu, se foi o alto nível das perguntas ou a total clareza nas resposta do Dr. Guerra. Eu cheguei a pensar que teriam sócios que perguntariam sobre questões do futebol, quem deve ser titular, 3-5-2 ou 4-4-2, etc. Mas não, foram duas horas de um bate papo do mais alto nível onde pudemos conversar sobre diversos assuntos de grande relevância para o clube.

Não quero me alongar muito, posso até escrever novamente sobre esse momento de forma a detalhar algumas questões, mas acho que o mais importante de tudo isso, foi a certeza de que a direção está pensando de uma forma diferente de outras administrações. Pensando em proporcionar um maior contato do sócio com o clube.

Recomendo a todos sócios que se inscrevam para esses encontros, e com certeza vocês me encontrarão lá diversas vezes.

Sandro Scotta
Resumindo, aqui a gente critica pra caralho, mas também reconhece quando acertam ;)

5 comentários:

Unknown disse...

Tu poderia compartilhar mais informações sobre aquilo que foi discutido na reunião?

Anônimo disse...

Após ter publicado esse relato, encaminhei o link do mesmo para o mesmo endereço de email do Grêmio que havia confirmado a minha participação no Encontro com a Diretoria.
Achei que talavez fosse interessante para alguém de lá. Sinceramente não tinha maiores pretensões a respeito.
Supresa minha quando hoje pela manhã recebo um telefonema - forma cada vez mais rara de comunicação entre as pessoas - da Liara, que é a pessoa encarregada da organização do evento, agradecendo pelo post e dizendo-se muito gratificada por ter o seu trabalho reconhecido publicamente.
Bem Liara, esse é o caminho: vocês nos convidam para falar, nós perguntamos, vocês repondem, nós parabenizamos(ou criticamos quando for o caso), vocês agradecem, a gente dá um até logo e marcamos um próximo encontro. Comunicação na sua mais pura essência.
Já marquei meu próximo encontro. Nesse sábado é o Adalberto Preis. Tema? Arena.

Anônimo disse...

Eduardo, foram duas horas de conversas, entre tantos assuntos posso destacar que foi afirmado que os sócios que tem acesso livre ao estádio e pagam mensalidade. Terão seu acesso garantido na Arena.
Falou-se de uma dívida com o Zinho na casa de 7 milhões, que será negociada essa semana, segundo o Zinho até então ninguém do Grêmio havia procurado ele pra negociar. Foi falado dos bastidores do STJD, de como ocorrem as sessões, onde muitas vezes os auditores já chegam com o seu voto definido e chegam a dormir nas sessões. das dívidas do clube que chegam a 150 milhões, praticamente o mesmo valor da dívida dos caras lá da beira do lago, mas a dívida deles é praticamente toda fiscal, e dessa forma está na Timemania, diferente da nossa onde 80% gira em ações cíveis e trabalhistas. Toda a área do Olímpico está penhorada, isso complica a situação da Arena, visto que o Grêmio deve entregar essa área à OAS qdo receber a Arena, ufa...hehehe. Acho que esses foram os pontos mais importantes/polêmicos

Strenght In Numbers disse...

Semana passada enviei um e-mail pelo site do Grêmio para a área de marketing questionando que a entrevista da Michelle Billo deu ao site finalsports falando da camiseta 2009.

Ontem para minha surpresa recebo uma ligação da própria Michelle para exclarecer o assunto. Foi uma conversa bem interessante e uma atitude que faltava no Olímpico: uma verdadeira aproximação com o torcedor.

Espero que esse tipo de contato, tal qual os encontros com a diretoria, sejam cada vez mais constantes pois aproxima a paixão do torcedor da realidade do clube.

Anônimo disse...

Sandro, como sou de Floripa (mas sou sócio proprietário) dificilmente poderei participar destes encontros.

Achei muito bacana a ideia deles e venho tentando acompanhar nos sites para ver se consigo informações sobre o que é discutido.

Não seri legal alguem, vcs por exemplo ou próprio Grêmio, divulgar no site um resumo do que foi conversado? Ou se não querem publicar, porque não enviar por e-mail a todos os associados como forma inclusive de mostrar as ações do clube.

Já sugeri isso a eles, mas se vcs tbem sugerirem quem sabe eles "topem".

Abraços