terça-feira, 7 de julho de 2009

Bem simples

Aconteceu comigo há algum tempinho, só que com a confusão toda da semana passada o relato voltou a ter importância. Até porque o fato se repete em todos os jogos do Grêmio em casa.

Cheguei atrasado pra assistir o 1º jogo do BR'09 e como tinha filas quilométricas no portão 10, resolvi ir pra Social, pelo P1. A fila não era grande e andava com certa velocidade, mas só passei da catraca com o jogo em andamento.

Assim que cheguei na boca túnel dei de cara com uma muralha de torcedores amontoados assistindo o jogo. À esquerda havia um grande espaço onde caberiam todos sentados, mas eles queria assistir o jogo dali mesmo, não dando a mínima para os que estavam entrando no Olímpico e queriam usar a passagem somente para passar por ali.

Por mais que se reclamasse, tentasse passar e o diabo a quatro, a patota não dava espaço e respondia às reclamações com "chega mais cedo", "por que não entrou por outro portão", etc. Até disse que se eles quisessem ficar num lugar bom (que pra eles era ali na boca do túnel), eles que cheguassem mais cedo. Cuidei muito com as palavras e depois de 15 minutos tentando passar por eles, cheguei na mureta e pude ir pra trás do gol.

Depois de contar isso, levando a questão: será que a BM não viu o atrolho nas saídas dos túneis/portões de dentro do estádio e acharam que o Olímpico tinha lotado somente pela visão de quem está fora dele?

Uma solução simplíssima seria ter funcionários do clube em cada portão orientando aos torcedores que deixem a passagem livre. Ah, é oneroso pro Clube? Dá pra fazer isso DE GRAÇA.

No Chelsea, antes de cada jogo, se abre um número X de vagas para voluntários. Eles ajudam os torcedores a chegar ao seu assento marcado e ganham em troca 1 ingresso pro jogo. Então por que não pegar parte dos ingressos de cortesia que são distribuídos a cada partida e não destinar para esses voluntários? No nosso caso não é necessário mais que 2 por portão, já que os lugares não são marcados no anel inferior e a única função deles seria evitar aglomerações nos lugares de circulação.

Fazer isso é muito fácil. Parece que o difícil é querer.

6 comentários:

Um por Todos disse...

Acontece meu amigo MINWER que infelizemente os direigentes DORMEM nas reuniões quando vem alguém de fora trazer novidades, contar as coisas da Europa. E não é literalmente. Com boa vontade e inteligência, tudo é possível. Sempre que alguém vem trazer algo, a primeira reação é de desconfiança: o que este cara vai ganhar com isso? É assim que eles pensam, é o famoso, cochilou, o cachimbo caiu. Estamos nas mãos de vovôs, com a vida ganha, que acham que o mundo é o mesmo de 30 anos atrás. E eles não querem dar espaço para os que querem contribuir. Sempre alegam que muita gente quer se aproximar do clube para "levar vantagem"... e assim caminha a humanidade ou melhor o CD Tricolor. Imagina só que escândalo trocar ingressos para 20 ou 30 abenegados ajudarem a organizar a torcida? A idéia ótima, só mais uma que os dinos não vão fazer. Abrax,

henriqueml disse...

Muito simples mesmo. Creio que o "medo" seja não ter tanto controle sobre o "poder" que alguns poderiam resguardar em suas mãos, mas sinceramente... apanhamos na rua daqueles que deveriam nos proteger, e quando reclamamos àqueles que deveriam nos apoiar(pois pagamos para incentivá-los) damos com o burro n'água.

Mas a iniciativa é muito válida... creio que voluntários não faltarão, uma vez que já estarão vestidos com o manto do imortal e a alma preenchida com o Gremismo que nos cabe.

Eu, meu irmão e um amigo quando éramos bem mais novos(Copa do Brasil de 1997) fomos gandulas algumas vezes apenas para poder ver o jogo "do campo". Na época éramos de organizada, ou seja... já não "pagávamos entrada". Não custava ajudar.

Grandes soluções não precisam ser complicadas, tampouco caras, basta apenas seguir bons exemplos de administração. Não é necessário errar para aprender. Devemos sempre tentar aprender com o erro dos outros e aproveitar o que há de melhor em outros modelos de gestão. Precisamos de mais GREMISTAS e menos administradores. Precisamos de mais Paixão em nosso modelo de gestão e menos fanfarrões pensando em seu próprio ego. Sinceramente hoje não vejo aquele "brilho" que fazia qualquer um acreditar que independente da façanha... simplesmente era possível porque tínhamos garra.

Infelizmente os poucos que têm o poder não estão pensando no Gremio e talvez nosso maior pecado, como torcedores apaixonados, seja amar demais o clube em que a maioria dos que administram "se lixam".

Idéia sensacional. Outras muitas poderiam contribuir para que aqueles que NUNCA fogem, não se escondem atrás de desculpas, e forjam armaduras até com lágrimas possam continuar apoiando o time com o respeito e grandeza devidos.

San Tell d'Euskadi disse...

Pela explicação do comandante, é muito provável, Minwer.


O meu relato está aqui:
http://impedimento.wordpress.com/2009/07/07/a-noite-em-que-fui-barrado/

A resposta do Inter(?!?!) pode ser lida nos comentários aqui:
http://tiefschwartz.blogspot.com/2009/07/noite-em-que-fui-barrado.html

Um abraço.

San Tell d'Euskadi disse...

Isso acontecia nas cadeiras. Eu era um que adorava assistir o jogo num lugar onde se atrapalhava todo mundo. Na época do Odone, foi ordenada uma "limpa". Admito que ficou bem melhor...

Menezes disse...

bah cara, tu levantaste um ponto importantíssimo e que ninguem se dá conta, a aglomeração do povo nos portões, nas muretas E NA PORRA DAS ESCADAS QUE SERVEM PARA CIRCULAÇÃO!!!!!!

Meu, eu tou cansado já, todo jogo é a mesma merda. Eu chego cedo, pego meu lugar na social, no meio do campo e perto da escada. Pq??? Pra eu ter acesso fácil a banheiros e a copa. Não vou sozinho ao campo, vou com minha namorada e minha irmã. E ir ao estádio com mulheres não é tão simples assim. Só que tem sempre os babaca que chegam atrasados e querem ficar no meio do campo, e aí se enfiam nas escadas. Tinha que ter um brigadiano baixando o cacete em quem quisesse ficar de pé nas escadas vendo os jogos.

Essa FALSA impressão de que cabia MUITO mais gente no estádio é que causa essa revolta no povo.

Se o povo não se aglomerasse nos portões, escadas e na mureta poderia ser visto que não havia taaaaaantos lugares assim como se tanto fala.

A polícia teve seus motivos para fechar os portões. Eu tava lá dentro, tranquilinho, não tenho do que reclamar.

Aos desorganizados, que se organizem no próximo jogo.

ESTÁDIO DE FUTEBOL NÃO É TEATRO! E AS ESCADAS SERVEM PARA A CIRCULAÇÃO!

Anônimo disse...

Bah, ótima ideia!
Fui ao jogo contra o Cruzeiro com uma amiga, e passamos uns 20 minutos tentando sair do estádio (é, como a coisa tava perdida mesmo decidimos sair mais cedo para conseguir voltar de ônibus pra casa, poupando 13 reais de táxi). As escadas todas lotadas, uma m****! Como o portão 1 da Social é sempre cheio, tentamos sair pelo 5, e simplesmente NÃO CONSEGUIMOS, de tanta gente que tinha. Não bastasse serem poucos portões, ainda por cima não conseguimos acessá-los!
E o pessoal que se aglomera nas muretas também é um saco. Aí quem está na Social, sobe nos bancos para ver o jogo melhor, e quem está atrás que se lixe, ou suba também...