quarta-feira, 8 de julho de 2009

Dando nome aos bois

Semana passada, às vésperas da decisão contra o Cruzeiro, houve a importante reunião do Conselho Deliberativo para a votação da redução da Cláusula de Barreira tanto para eleição de conselheiros quanto para de presidentes do Clube. O projeto previa a redução de 30% para 20%, dando mais poder ao associado.

Para os que não estão muito por dentro, hoje um candidato à presidência precisa ser previamente aprovado por 30% do Conselho Deliberativo para concorrer. Assim como as chapas inscritas precisam ter no mínimo 30% dos votos válidos para ter algum representante no CD. Se fizer 29,9% não entra ninguém. Resumindo, no modelo atual NUNCA teremos mais que 3 grupos no CD nem mais de 3 candidatos à presidência. Isso sendo muito otimista.


Pois bem, na terça-feira (dia 30/6) dos 313 conselheiros, somente 170 se fizeram presentes! Um quórum digno do Congresso Nacional.

Para a aprovação do projeto de redução da Cláusula de Barreira eram necessários 154 votos, independente do quórum. Pra espanto de alguns dos presentes, 13 conselheiros assinaram a lista de presença e SAIRAM ANTES DA VOTAÇÃO.

Ou seja, sobraram 157 votantes sendo que eram necessários 154 votos a favor. O resultado todos sabem: o número de votos favoráveis ao projeto foi insuficiente.

Acessando alguns blogs de diversos movimentos políticos do Grêmio, dá pra ver que um grupo joga a culpa em outro e por isso vou esperar a publicação da cópia da ata da reunião. Como não pertenço a nenhum desses grupos, pretendia listar os nomes de todos os conselheiros e sua posição sobre o assunto, mas o máximo que consegui foram os 13 fujões.

O grande ponto da minha indignação é com os 143 conselheiros que se OMITIRAM de votar, possivelmente por ser contra tal projeto e não querer se queimar com os associados. Já os 13 conselheiros que assinaram a lista de presença e saíram na maior cara-dura devem ser PUNIDOS IMEDIATAMENTE pelo conselho de ética do CD.

Conselheiros que assinaram a lista de presença e não votaram:
  1. JOAO CESAR PEDROTTI
  2. JOSE SILVAS
  3. MIGHEL PERGHER
  4. OTOMAR OLEQUES VIVIAN
  5. PAULO ZANCHI ANDRE DOS SANTOS
  6. REGINALDO PUJOL
  7. RICARDO SCAVUZZO MACHADO
  8. SERGIO MATTOS
  9. FERNANDO FLORES CABRAL JR.
  10. LEANDRO ZIMERMAN
  11. LUIZ ANTONIO M. MOREIRA
  12. LUIZ ROBERTO STIGLER MARCZYK
  13. SÉRGIO VASQUES SOUZA
Meus parabéns aos 12 homens que, mesmo contra a maioria dos associados, foram à reunião e votaram contra o projeto e não se esconderam.

7 comentários:

Lucas Janssen Luft disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato disse...

Infelizmente, nosso clube não é sério, muito menos digno de sua história.

Um por Todos disse...

Caro MINWER, informações: #1. Os fujões foram fazer um churrasco!! PASMEM !!! #2. É caso sim para submeter a Comissão de Ética. #3. A Comissão de Ética não pode fazer nada por sí própria. Outros conselheiros devem apresentar um pedido para isso. Ou seja, é mais ou menos como se os Deputados pedissem para ser investigados.

@snel disse...

Bah chê, é nojenta essa politicagem. Todo o tipo dela. Seja aqui ou em Brasília. Foda.

Bruno Coelho disse...

Minwer, eu publiquei o seu artigo no blog Grêmio 1903. Acredito que esse assunto deve ser abordado em todos os blogs gremistas para repercutir o máximo sobre o tema. Abraço.

Unknown disse...

Tem um monte de conselheiro que tem o cargo só pra bonito. Tem que mudar muita coisa!
Pra começar, não deixar um mesmo nome constar em mais de uma chapa, sendo eleito na marra!

Minwer disse...

Oi Bruno,

Concordo contigo. Quanto mais divulgarmos os resultados das reuniões do CD, mais transparência teremos no nosso Grêmio.

Estamos reunindo os blogueiros gremistas pra trocar ideias sobre o tricolor. Tu me passa teu email? Manda pro gremiolibertador2.0@gmail.com