quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Olímpico 40° e, com atraso, o GreNada

Hoje o Olímpico tava um inferno. Dentro e fora de campo.

Acho que nos meus... vá lá 20 anos de Olímpico, eu nunca vi um jogo nessas condições.

Pra começar, horário ingrato.

Depois, 40° à sombra. SEM CERVEJA.

Minha sorte é que ainda fui no camarote (infelizmente já tem data pra essa festa acabar). E mesmo no ar condicionado, tava foda demais.

Eu fiquei imaginando o pessoal na arquibancada, derretendo no cimento quente. E os jogadores em campo, tendo que correr atrás da bola nesse início de temporada.

Começa o jogo, e o time já começa errado.

Não culpo Jonas (apesar dele ter perdido 3 gols feitos), Borges, Hugo (febril), Lúcio, Joilson (bom lembrar que ele NÃO FEZ PRÉTEMPORADA).

Eu, infelizmente e não de forma corneteira, culpo o Silas.

Antes de mais nada, quero dizer que o Silas tem que permanecer sim: inicio de temporada, grupo se conhecendo, não adianta querer resultados na hora.

Mas hoje, tanto no esquema tático (3-4-1-2), quanto no banco, ele errou. E errou feio.

Se o Hugo tava descontado, o Mithyue tinha vaga no banco. Ou alguém com uma característica mais criativa no meio.

O Maylson até entrou muito bem, mas tinha lugar pra ambos no banco, no lugar daquele monte de volantes sem tanta habilidade pra criar jogadas.

O Mário jogou muito, mas cansou muito. Tem que prestar atenção pra ver se o guri não tá correndo errado em campo.

E a nossa zaga tá muito fraca. O Lúcio é leve demais. O Maurício (agora eu analisei bem e tenho 110% de certeza) e o Rafa Marques NÃO SÃO TITULARES no Grêmio. E o Jonas... Pro Jonas serve agora o que eu vou falar da participação dele no GREnada.

...........GREnada.............

Aqui eu quero falar do GREnada: eu nem li o monte de comentários do post do Snel, mas não concordo com ele no quesito Jonas/Judas.

No GREnada ficou claro que ele perde muitos gols, e em jogos difíceis é raro um jogador ter mais de DUAS OPORTUNIDADES para marcar.

Mas não é só por isso que eu não acredito mais nele. Tem um monte de post meu confirmando, eu simplesmente NÃO ACREDITO no Jonas há muito tempo, desde que ele treinava separado no Olímpico com o Roth.

Ele não é jogador diferenciado, muito menos o cara que vai definir as partidas. Ele é UM BOM BANCO, e só isso (apesar do que a imprensa e alguns torcedores mais cegos dizem).

Pra mim, quem ficou DEVENDO E MUITO no GREnada foi o SOUZA. É dele que se espera o toque diferenciado. E ele, pra variar, segurou demais a bola. Um cara com a habilidade dele é raro. Mas tá cada vez mais claro pra mim que o lugar dele é na ala direita. Infelizmente, essa lesão muda tudo que é plano.

De resto, pelo que eu pude ver pela TV em Sampa, o GREnada foi um jogo parelho, definido no detalhe de uma bola que bate nas costas de um atacante depois de um "balão" pro ataque.

Podia ter sido 1x0 pra gente, se o Jonas errasse menos (mas não dá pra esquecer que o Borges erra bastante também).

Podia ter sido 1x1 se aquela porrada no travessão aos 48 do segundo entra.

Ou podia ter sido 2x0 pros macacos se o Victor não fecha a meta no primeiro tempo.

Tá se perguntando O QUE FICA ENTÃO, PORRA?

Fica a gana de vencer. O espírito de grupo. A certeza de que alguns jogadores não servem, que outros precisam de mais tempo e condição física, e que o Silas precisa abrir o olho pra reconhecer melhor as peças que ele tem a disposição pra colocar no tabuleiro.

Ou seja, tempo: e isso, é tudo o que o Gauchão representa nos últimos anos.

Um tempo no laboratório, precioso pra ajeitar o time.

7 comentários:

Mauricio K. Tomedi disse...

RESUMISTE BEM EM:

"Fica a gana de vencer. O espírito de grupo. A certeza de que alguns jogadores não servem, que outros precisam de mais tempo e condição física, e que o Silas precisa abrir o olho pra reconhecer melhor as peças que ele tem a disposição pra colocar no tabuleiro."

Abraço

Srta. Fiorella disse...

A visão que eu tenho do Jonas (e há bastante tempo) é a mesma tua. Um bom banco, talvez até entrando pra resolver algumas vezes, mas sempre banco. Não vai render mais que isso e nem ser "o cara", infelizmente.
E quanto ao Silas, se ele mostrar algum progresso, ótimo, não tem que sair já não...meu único receio é que a Copa do Brasil está aí e então não poderemos dar chance pra erros ou azar e nem mesmo pra fatores que não estão ao nosso alcance (a idéia estúpida desse horário de jogo, por exemplo). Tem que ser ganhar e ganhar ou ganhar. Espero que o Silas esteja ciente disso...

Matias Leidemer disse...

Concordo com o post.

Mas fica a dúvida: por que o silas não escala o Saimon??? Com tanto zagueiro naba (menos Mário, obviamente) por que o Saimon não tem uma chance? E o Mitchue? O Fernando?

Porra, daí é foda. Se tu não tem gente boa pra botar pra jogar, coloca os guris pra correr!

Fagner disse...

Taí, Tiago. Não acho que o Silas errou só ontem, errou no Grenada também. Não tinha alternativas ofensivas, só defensivas. Pra mim, a pressão foi muito grande e ele teve medo de perder, tanto domingo quanto ontem. O Mano era pior ainda.

Sacanagem é 4,7 mil pessoas irem ao estádio para vaiar. Novamente não jogamos mal - tem que lembrar que o time era lider do grupo 2 e só chutou três bolas na nossa meta. Temos que ser mais efetivos, nosso ataque estava nervoso, errou bastante - 40 graus, vaia, pressão da imprensa e da direção... fica bem difícil mesmo.

Saludos,
Fagner

Strenght In Numbers disse...

Não estaria na hora de realmente dar chance para os garotos da base?

Qual garoto vem recebendo chances? O Mário já era titular ano passado, o Adilson idem e o Maylson também já vinha no grupo e recebia chances antes. Mas fora esses quem mais?

Fernando entrando na fogueira depois de uma cagada na substituição do Souza mas que tem que ver o Ferdinando errando tudo ser titular? Mithyuê que dizem maravilhas e realmente joga muito mas que nem banco contra o São Luis pega?

Bérgson que só fica no banco e nunca entra? E o Roberson cadê? E porque o Collaço fica assistindo o jogo das cadeiras enquanto o Fábio Santos entra em campo em todos os jogos?

E o Saimon? Como pode ser reserva numa zaga que tem o fraquíssimo Rafael Marques como "xerife"? Duvido muito que o garoto não dê conta do recado.

Não vejo renovação no time. Continuamos com um time velho, burocrático, sem lideranças, sem o algo mais.

Espero que o Silas faça uma nova avaliação do trabalho e repense algumas opções que dele vem utilizando.

charles disse...

Tiago. Cara, concordo contigo que nao podemos sair detonando e pedindo cabeça de treinador. Me preocupa a evolução do time. Estamos as vesperas do inicio da copa do brasil.

Unknown disse...

O problema do Grêmio e que tem muitos jogadores ruins ou no maximo medio(Rafael Marques,Adilson,Rochemback,Jonas...)e aqueles considerados "craques" nao tao fazendo a diferença.
Sem conta que alguns reforços que chegaram no inicio da temporada,ainda nao jogaram(Leandro jogou a 1º partida e o wiliam se lesionou antes mesmo do campeonato começar)tem que dar chances para o Mithyue e o Maylson poderia render mais se jogasse de 2º volante tendo em sua frente 2 articuladores.Pra mim o melhor esquema e o 4-4-2 com
Vitor
M. Fernandes,
Mauricio,
Rafael Marques e
Lucio,
Adilson,
Maylson,
Leandro,(Mithyue)
Duglas,(Hugo)
Jonas e Borges.