sexta-feira, 21 de maio de 2010

Diagnóstico: anímico e jogador por jogador

Passada a semana, com o Grêmio defenestrado da Copa do Brasil, leio na imprensa AMARGA que em breve começará um ENXUGA no plantel tricolor. Desde o princípio, nós do Grêmio Libertador e nossos ESTIMADOS leitores, sabíamos das necessidades do time, e EVIDENTEMENTE elas não foram supridas em sua totalidade.

Eu tenho clamado, gritado, esperneado e insistindo numa só tecla: precisamos de bandidos. Não do tipo BANDOLEIRO, desses que só dá porrada e invariavelmente é expulso a cada partida que joga, NÃO. Queremos um serial killer. Um não, vários. Mas dos que sabem jogar. Pois o diagnóstico que fiz é claro como o líquido precioso de uma garrafa de cerveja: falta MALDADE no elenco do Grêmio. Faltam jogadores que saibam que uma partida de fútbol se ganha com gols e porrada, intimidando o adversário, seja onde for, contra quem for, inclusive contra a mãe. Exemplos desse jogador especial não faltam na nossa história e poderia ficar aqui citando-os. Isso é HISTÓRICO do Grêmio, não consigo imaginar como ainda não foi INSTITUCIONALIZADO no clube.

Ainda sobre a maldade, um exemplo pra esclarecer tudo: Grêmio x Santos, entrevero e Jonas acerta um TAPINHA na cara do Mádson. Não, né? Dá um CRUZADO nele, cacete. Tapa se dá em mulher, porra. Mas não na cara, na bunda e quando elas pedem, somente. Outro exemplo: Qualidade se para no SOLAÇO e com golpe de MANGO, e bem dados pra tirar do jogo. O Grêmio não faz mais faltas de tirar jogador da partida, isso tá MUITO errado. Victor foi um exemplo claro, no terceiro gol deles. Não vise a bola, quando tu vai dar um carrinho, sendo o último homem e o time adversário está na IMINÊNCIA de fazer mais um gol, tu tens de voar na BACIA do fiodaputa. Nnao foi o que aconteceu. Victor passou batido pelo Wesley, ao invés de simplesmente AMPUTAR as duas pernas daquele merda. Resultado: 3º gol do Santos. Só pra exemplificar mais uma vez.

Entretanto, esse tipo jogador é artigo raro no mercado nacional. E não basta tê-lo no plantel e ele não ser bem orientado pelo técnico, isso também é fundamental. Porém, isso é outro papo. Creio até que o Silas, dentro das possibilidades, está fazendo um bom trabalho. Tirando é óbvio sua PREDILEÇÃO por seus bruxinhos, a turma Ex-Avaí que está no Grêmio, hoje. Já chegaremos neles.

Vamos ao diagnóstico, posição por posição, nome por nome:

GOLEIROS:

Victor: Grande goleiro. Altos reflexos, agilidade. Porém, nota-se que a seleção braziliense lhe fez mal. Victor era uma MURALHA intransponível e graças a ele o Grêmio ficou invicto por quase dois anos no Olímpico. Porém, Victor tem falahado em momentos decisivos e a comparação com Danrlei é inevitável. Danrlei raramente falhava em momentos decisivos. Aliás, ele crescia em momentos decisivos, Victor é o contrário, eles decresce em momentos decisivos.

Marcelo Grohe: já está provado que não é um grande goleiro, somente um bom goleiro. Não transmite segurança.


Matheus: Cria das categorias de base, mas nunca vi ele atuando.

Busatto: Mais promissor goleiro que o Grêmio tem atualmente. Merece se considerado o segundo goleiro do Grêmio. Quem viu suas atuações pelo Brasileiro Sub-20 deste ano sabe do que estou falando. Ainda mais, é pegado de penaltis, e sua vibração contagia. Se é pra apostar em algum goleiro pós-Victor, meu nome é esse.

Conclusão: Temos ótimos goleiros. Pra hoje e pro amanhã. Victor precisa focar melhor o que ele quer da carreira dele: se tornar uma lenda no Grêmio ou passar em branco, por melhor que tenha sido até aqui. Desses todos, negociaria sem o menor remorso o Marcelo Grohe.


ZAGUEIROS:


Rodrigo: Firme e forte, nosso "Capitão" Rodrigo é uma das melhores contratações do ano.

Ozéia: Já mostrou a que veio, ou seja, um zagueiro tosco e limitado.

Rafael Marques: Outro que já teve muitas chances e nada mostrou de bom. Como Ozéia, é tosco e limitado.

Neuton: Meu xodó. Mostra desde as categorias de base uma força, uma vontade e um GREMISMO impressionantes. Tem tudo pra se tornar um dos melhores zagueiros/laterais esquerdos da história recente do Grêmio.


Mário "El Loco" Fernandez: cheque em branco, mas com o ombro tranquilo. Com o ombro PODRE do jeito que está, nos prejudica por sua ausência em campo. Na minha opinião, ele e Neuton foram as ausências mais sentidas na eliminação da CB'10.

Saimon: Outra cria do Erechim, e outro bom zagueiro das categorais de base. Com e como Neuton, foi campeão Brasileiro Sub-20. Promessa.

Conclusão: é necessária a vinda de mais um zagueiro, experiente de preferência, pode ser nacional ou importado, mas tem que somar e não subtrair como fazem Ozéia e Rafa Marques. Até porque o Mário certamente não passa desse ano no Grêmio, será negociado. Neuton e Saimon, principalmente o Saimon, carecem ainda de mais experiência. Neuton já apresentou suas credenciais, porém, jogando como lateral esquerdo. Pode ser um achado pra essa CARENTE posição. Mas ele é zagueiro. Mas ele pode jogar na lateral. Que dúvida, meus amigos.


Sugestões (clique nos nomes para abrir o link): Direto do mercado sulamericano, mais precisamente argento, Daniel Franco, do atual campeão argentino, Argentino Jrs. Outro que poderia ser uma boa é o zagueiro do Montevideo Wanderer, Diego Rodriguez, que pode tanto jogar de zagueiro esquerdo ou lateral esquerdo.

LATERAIS:

Edílson: Alterna momentos bons e ruins. Seu passe não é grande coisa, não cruza corretamente. É empenhado, mas empenho muitas vezes não é suficiente. Nem bater corretamente sabe.


Bruno Collaço: Um jovem ainda que precisa aprimorar muito. Não sabe se apoia ou defende, mas creio que aprimorando seu futebol, pode vir a ser um bom reserva.

Lúcio: está no estaleiro, com o joelho em frangalhos, ainda. É um jogador já de mais idade e que não lembra de nem de longe o bom e velho Lúcio que INFERNIZA pela lateral esquerda. Acho que já deu pra ele.

Joílson e Fábio Santos: vieram com pompa e circunstância como salvadores da lateral e naufragaram tal qual um CAÍCO no Braço Morto em Imbé. Podem ir que não deixarão saudades.

Conclusão: Precisamos de dois laterais que venha pra assumir a titularidade. Na minha opinião, é a busca mais difícil. Porém, o mercado sulamericano tem ótimos jogadores nestas posições, não esquecendo que o Paraguay é um ótimo formador de laterais. Posição mais carente do tricolor.

Sugestões: Matías Perez, atualmente no Arsenal de Sarandi parece ser um bom nome. Outro que poderia vir é o Paulinho, que atuou pelo Nóia no Yedão 2010. E mais uma opção pra lateral direita: Fernando Acosta, ex-Boca.

VOLANTES:

Adílson: esse menino de Bom Princípio é uma ilha de GREMISMO num oceano de vaidades e ruindades. Longe de mim dizer que Adílson é um Dinho ou um Luis Carlos Goiano. Não. Mas ele tem se esforçado e mostrado a cada dia que quer ser um. Precisa é aprimorar. Seus desarmes são muito bons. Adílson também é incansável, e trabalha sozinho num meio campo que nem de longe tem cara de Grêmio. Adílson é a minha esperança pela volta do ORTODOXISMO e PRAGAMATÍSMO tricolor: dureza contra os adversários, defesa sólida e garra, nunca se entregando.


Maylson: O filhos do seu Mayl já provou sua bola. Urge a sua manutenção no time em busca de um maior equilíbrio.



William Magrão: Não tem nem de longe lembrando o 2º volante que assombrou o país em 2008. Sinceramente, acho que a lesão que ele teve no joelho lhe inferniza até hoje, mesmo que seja psicologicamente falando.

Ferdinando: Apesar de ter sido eleito o Gremista do Mês de Fevereiro pelo BloGrêmio, Ferdinando DÓI de ruim. Nunca deveria ter vindo.

Fernando: uma boa promessa, porém, como volante de contenção. Tem tudo pra se tornar um ótimo volante. Meu meio de campo ideal teria ele e Adílson, formando uma bela dupla de volantes. E Fernando tem o passe mais qualificado que o Adílson.

Fábio Rochemback: Ah, esse sujeito veio aqui pra tirar dinheiro do Grêmio. Essa é a única explicação plausível. É de doer ver esse pangaré OBESO se arrastando em campo. Uma das piores contratações dos últimos anos.

Conclusão: Dos seis apresentados, somente 3 tem condições de vestir a camiseta do Grêmio. Os outros, que peçam seu boné e vão achar outros trouxas pra pagarem seus salários. Nesse setor é que mora um dos problemas do Grêmio: a falta de maldade, a bandidagem e a malandragem, bem como a catimba. Um gringo aí ia acrescentar muito. Principalmente em experiência.

Sugestão: Fala-se em Sebatián Battaglia, atualmente ficando sem contrato no Boca. Me parece ser um bom nome, mas não sei se seu joelho operado do menisco atenderá à demanda, ainda mais com o exigente Profº Paixão na preparação física, mas repito, é um bom nome. Outro nome que me agrada é o de Santiago Ostolaza, do Racing Club de Montevideo, vale a pena e é jovem.


MEIAS:

Douglas: Douglas é artigo raro no mercado, portanto, deve ficar no Grêmio. Meia de passes corretos, canhoto e que centraliza o jogo são pouquíssimos no Brasil. O problema é que quando o Douglas vai mal, o meio do Grêmio vai mal. Mas creio que ele tendo dois volantes por trás e mais um outro com ele, de preferência destro, rende mais que com o Hugo.


Hugo: de começo displiscente e preguiçoso, ele demorou a encaixar. Mas não lembra ainda o o Hugo que por aqui passou em 2006. Fora alguns lampejos. Mas vejo uma evolução no seu futebol.

Souza: outro caso igual ao do Lúcio. Porém, não se sabe se fica no Grêmio. Nem consigo imaginar ele jogando no time hoje em dia. É de esperar pra ver.

Mithyuê: O menino de nome estranho é estranhamente preterido por WILLIAM ou Leandro no banco. Isso é inaceitável. Joga muita bola e nem relacionado é? Isso não me cheira bem.

Conclusões: De meias estamos bem servidos. Falta-lhes porém muitas vezes a devida proteção dos volantes, bem como eles serem mais voluntariosos, voltando pra marcar e mordendo o adversário na primeira bola. É necessário mais entrega, mais loucura e muito mais corrida.


ATAQUE:

Borges: nada a falar, há não ser lamentar o azar dele em algumas partidas decisivas, como foi com o Santos na Vila Belmiro.


Jonas: de pior atacante do mundo a solução dos nossos problemas? Continuo desconfiando. Por mais gols que ele faça, eu não vejo em Jonas o potencial do grande artilheiro. Espero estar errado.


William: Bah, esse é caso perdido. O Batoré Cover Human Pinball Hóspede do Barulho consegue ser pior que o Marcel. Com um reforço desses, quem gosta é o adversário.


Bérgson: todos já sabem o que penso dele.


Leandro: de que serve um atacante que não faz gols? O único jogo em que Leandro teve IMPORTÂNCIA foi no GREnal vencido por 2x0 no Chiqueiro. Ele infernizou os macacos.


Roberson: de promessa ao ostracismo. Autor do gol que CAGOU 68% dos gaúchos contra o Flamengo no Maracanã ano passado, foi emprestado ao Juventude pra disputar o Yedão deste ano. Pra mim, o único que presta das categorias de base.

Conclusão: precisamos de mais um atacante pra ser reserva do Borges e do Jonas. Sem isso e precisando depender do William, nossos santos vão ter de se puxar.


----------------------------------------

Espero que este texto chegue aos homens do futebol do Grêmio. Que eles vejam o quão prejudicial algumas contratações tem sido, e o quão prejudicial tem sido a falta de GREMISMO.

Agora leitor, quero a sua opinião: O que falta ao Grêmio? Jogadores? Quais? Atitude? Garra? Quero saber, até porquê este post não está completo, ele vai se atualizado com tuas idéias.

12 comentários:

Mau Haas disse...

baita análise. onde assino?

Ezequiel disse...

assino embaixo.

Ano passado eu já dizia q preferia q o Tcheco ficasse e o Souza fosse embora.
Não q não ache o Souza bom, é q ele não resolve, só isso.
o Tcheco tb nao resolvia, mas nao temos um cara como ele no time.

Achei estranho o Adilson não levantar o wéslei no lance do 3º gol, achei estranho o Edilson não chutar o pescoço do Neymar qdo ela tentou dar um balãozinho...

Acho q falta um meia direita pegador...
volante carniceiro pra atuar ao lado do Adilson, q saiba passar a bola e chutar de longe.

Pra zaga, eu acharia interessante ter o Lugano, assim q vender o Mario (q ainda é nosso melhor lateral direito)...

Neuton é mto bom, tanto na lateral qto na zaga. pra zaga temos outra grande promessa ainda: Gerson!


entre William e Bergson, prefiro o Bergson. entre os q temos, o Roberson. oq estranho é Wesley, Rafael Martins e PAraíba, Ricardo... todos ótimas promessas q nem foram testados no grupo principal...


ah, o Matheus ja foi liberado pro Caxias (de graça!!)

Thiago disse...

Complicado, tche.O time do Gremio, no papel, não é ruim. Alias, tenho certeza que, com a defesa titular, não teria jeito de termos perdido o jogo de quarta do jeito que nos perdemos.

Uma pereba braba que outra sempre tem. Em 1995/96, um titular machucava e entrava o Mabilia, o Zé Afonso ou o Rodrigo Gral no lugar, parece que a engrenagem seguia funcionando. Hoje a coisa virou uma putaria sem fim, infelizmente.

Mas vamo que vamo. Temos outro atalho pra Liberta esse ano. Vai que copamos a Sulamiranda.

nirmal disse...

Diego de Souza/Defensor Sporting, 26 anos, canhoto, joga muito + q o Douglas e até já se apresentou contra nós... esse é o 10

Lisi Bender disse...

Só posso torcer para que seus apelos - e de todos os greminstas - realmente sejam ouvidos agora que irão contratar novamente!

E vamos ver se nosso Grêmio volta a ser GRÊMIO!!!!

Unknown disse...

E o que dizer do Rocanbole? Pelo salário que ele tem, é ridículo manter ele. Só no playstation tion.
Por pior que o William seja, prefiro ele ao Washington que queriam nos forçar ano passado.
O Silas ta de sacanagem deixando o Hugo de titular com o Maylson destruindo.
Pro segundo atacante, que tal o Mithuyê ou aquele ricardo bueno que foi bem em são paulo.
Pra lateral, me parece que o jogar do noia não sera a salvação da lavoura, deve ser pra compor elenco.
Pra mim, Neuton titular, M.Fernandes e Rodrigo. Ozeia de reserva. Saimon tem que entrar logo. Falta alguem pela esquerda.
Não sei o que o Leandro faz.
Mas que tinha meio time pra "enxugar" as despesas...
Tb não entendi por que não quebraram o Wesley, ja estavamos praticamente eliminados. E o Victor ja estaria suspenso da final mesmo...

@snel disse...

O Rocambole é o EXEMPLO do descaso em que se encontra o departamento de futebol. Não se averigou, antes de sua contratação, o estado de saúde dele? O cara é uma ORCA e nem de longe é o volante que era. Lamentável.

Matias Leidemer disse...

Minhas maiores preocupações aí:

O CTRL+C não ser NEM RELACIONADO.

Como o Adilson/Victor não quebraram Wesley!??? Até hoje, a melhor coisa que lembro do Gremio x Cruzeiro na LA'09 foi o Adilson LAVRANDO aquele Wagner. Por que diabos ele não fez isso no santos? O jogo seguiria 2x1 e ainda teríamos alguma chance, mesmo com um homem a menos.

De resto, concordo com tudo escrito, 100%.

cristiano disse...

excelente análise!!!

tenho porém algumas considerações, opinião pessoal claro...

VICTOR, nao sei se foi só a seleção q afetou ele, mas a braçadeira, ele tinha como caracteristica ser calmo, sereno, centrado...e sendo capitão precisa de explosão, o q atrapalha sua caracteristica de ser calmo.
MARIO FERNANDES, quem foi que dissse pra ele q ele é zagueiro?? so pela altura mesmo, pois na lateral é um dos melhores do brasil certamente.
NEUTON...FICA NA LATERAL POR FAVOR!
HUGO: ele não é sonolento ou preguiçoso ou sei la, nem tem má vontade... ele é de fato RUIM, ele até desarma bem + -, porém nao faz nada com a bola, a não ser perder e arma contra ataques...
WILLIAN MAGRÃO: bom esse eu vou pedri uma reflexão especial, nunca gostei dele, e acho q as atuações dele eram motividas pela qualidade do volante que com ele jogava O RAFAEL CARIOCA, ele sim tinha qualidade. E DIGO MAIS, prefiro até o ferdinando q willian magrao.
SOUZA, acho q tem lugar sim no time, ou ele ou maylson + douglas.
DEVERIAM SER MANDADOS EMBORA: rafael marques, rocambole, hugo, leandro, willian magrão, batoré infelizmente o lucio, o nao pagar mais q 50 mil p/ mes para ele.
SUGESTOES DE USAR MAIS:
SAIMON(lat ou zaga), MITHYUE (leandro), FERNANDO (willian magrao)!

luis disse...

LUCAS BARRIOS , VALDIVIA , ALEX CABECAO , DEIVID , ILSINHO , CRESPO , SIMPLICIO , TIAGO TADEI , PABLO AIMAR , SUAZO ,PALACIO ex boca / ITALIA .

Josué Antonio disse...

Baita análise.

Acrescento duas coisas: Gérson, guri da base, zagueiro... Promete. Como o Saimon, a soma de pouca idade com falta de experiência no futebol profissional do Grêmio vem impedindo que ele assuma um lugar no banco.

Um lateral-direito que me agrada é o Matías Aguirregaray, do Peñarol. Filho do Aguirregaray que jogou no inter. O guri joga muita bola, mas, acho que é mais ala que lateral. É raçudo. Do tipo que marca no meio-campo e dá pancada quando é preciso.

Unknown disse...

é phoda esse planejamento do meira!
q m... ele tem na cabeça de só pegar pangaré do avai...
e 3 posições do time abertas pra castelhanos!

msas gremio nao se duvida, entao como sempre da-lhe gremio!